
Comandante-geral da PM-DF, Coronel Klepter Rosa Gonçalves, é o principal alvo. Foto: Divulgação
A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (18) uma operação contra altos oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF). Entre os alvos estão o atual comandante-geral, Coronel Klepter Rosa Gonçalves. Igualmente, o ex-comandante, Coronel Fábio Augusto Vieira, além de outros cinco oficiais do comando da corporação.
Assim sendo, os agentes da PF cumpriram sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. Os investigados são suspeitos de negligência durante os atos de vandalismo de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e danificaram os prédios dos Três Poderes da República.
Os demais oficiais que são alvos das investigações são o Coronel Jorge Eduardo Naime, Coronel Paulo José Ferreira, Coronel Marcelo Casimiro, Major Flávio Silvestre de Alencar e Tenente Rafael Pereira Martins.
Todos eles ocupavam cargos de chefia e estavam envolvidos no planejamento da operação do dia 8. Ontem, a Procuradoria-Geral da República denunciou e pediu a prisão preventiva dos sete oficiais. Todavia, a ação foi apresentada pelo subprocurador-geral Carlos Frederico Santos e enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que autorizou as prisões.
Por fim, a Polícia Federal informou em nota que está cumprindo os mandados judiciais após uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os sete oficiais alvos dos mandados de prisão preventiva são:
- Coronel Klepter Rosa Gonçalves
- Coronel Fabio Augusto Vieira
- Coronel Jorge Eduardo Naime
- Coronel Paulo José Ferreira
- Coronel Marcelo Casimiro
- Major Flávio Silvestre de Alencar
- Tenente Rafael Pereira Martins.