Leste FluminenseNiteróiPolícia

PF tira golpista do “Oasis” e manda para a cadeia, em Niterói

PF tira golpista do "Oasis" e manda para a cadeia

PF tira golpista do “Oasis” e manda para a cadeia, em Niterói | Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (29), a “Operação Oasis”, em Niterói, contra fraudes bancárias. Como resultado, os agentes prenderam um membro da quadrilha.

+ LEIA TAMBÉM: ►Baleias encantam praia da Região Oceânica de Niterói – Vídeo

O objetivo da ação era desarticular um grupo criminoso responsável pela abertura de empresas falsas e contas bancárias empresariais para a realização de diversas fraudes. Os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Niterói.

+ LEIA TAMBÉM: ► Vacinação em Niterói contra a covid-19 retomada para idosos 80+

A equipe apreendeu centenas de máquinas de cartão de crédito, bem como mais de 40 documentos de identidade falsos. Da mesma forma, cartões bancários e quatro veículos. Além disso, os agentes prenderam um dos investigados em flagrante por corrupção ativa, após oferecer dinheiro aos policiais federais no momento da abordagem.

PF tira golpista do "Oasis" e manda para a cadeia

PF tira golpista do “Oasis” e manda para a cadeia, em Niterói | Divulgação/PF

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

A investigação revelou que o líder da quadrilha recrutava pessoas físicas e empresários interessados em participar do esquema. Ele os tornava sócios das empresas, além de realizar empréstimos bancários e emitir cartões de crédito sem lastro patrimonial.

Embora as empresas fossem formalmente registradas em nome desses indivíduos, o fraudador era quem controlava as operações bancárias, contas, cartões de crédito e débito, recebendo a maior parte do dinheiro obtido ilegalmente.

+ LEIA TAMBÉM: ► Corpus Christi é feriado em Niterói? Saiba tudo!

Para evitar a detecção de fraude, os bandidos faziam empréstimos ao longo de um ano e meio através de pagamentos mensais descontinuados. Desse modo, causavam inadimplência e prejuízo aos bancos.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Os fraudadores ainda registravam várias empresas no mesmo endereço de firmas legítimas. Conseguindo, assim, que os bancos atestassem seu funcionamento durante as vistorias.

+ LEIA TAMBÉM: ►Alerj divulga lista de vencedores do Prêmio Nise da Silveira

Após os procedimentos de praxe, os agentes encaminharam o preso ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele responderá pelos crimes de corrupção ativa, estelionato, falsidade ideológica e falsificação/uso de documentos falsos.

Se somadas, as penas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão.

+ LEIA TAMBÉM: ► Corpus Christi é feriado em Niterói? Saiba tudo!
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *