Pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro fizeram uma descoberta inédita no Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, em Maricá, Região Metropolitana do Rio. Eles identificaram uma nova espécie de árvore frutífera, a Siphoneugena carolynae, que pertence ao mesmo gênero das jabuticabeiras. A árvore, com sete metros de altura, é a única conhecida no mundo.
+ LEIA TAMBÉM: ►Operação para demolição de imóveis de luxo continua na Maré
A pesquisa, liderada por Thiago Fernandes e João Marcelo Braga, revelou que essa é a décima terceira espécie do gênero Siphoneugena descoberta até hoje.
“Coletamos frutos verdes dessa espécie, mas ainda não conhecemos os frutos maduros. Podemos prever que são semelhantes às jabuticabas, já que são parentes próximos”, explicou Thiago.
A área onde a árvore foi encontrada tem um histórico de interesse entre naturalistas, incluindo a visita de Charles Darwin em 1832, quando esteve na histórica Fazenda Itaocaia. Essa descoberta é um marco no estudo da flora da Mata Atlântica, destacando a importância das áreas protegidas para a conservação de espécies raras e com distribuição restrita.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Dessa forma, as expedições para monitorar a árvore foram realizadas entre 2018 e 2023 no Morro Itaocaia, acompanhando as fases do desenvolvimento reprodutivo da espécie. Assim, o nome Siphoneugena carolynae foi escolhido em homenagem à pesquisadora Carolyn E. B. Proença, da Universidade de Brasília, reconhecida por suas contribuições à taxonomia e biologia reprodutiva das espécies da família Myrtaceae.
Por fim, o estudo foi publicado em julho na prestigiada revista científica Brittonia, do Jardim Botânico de Nova York, uma das mais respeitadas no campo da botânica.