PolíticaRio de Janeiro - Capital

Pesquisa revela que aeroporto do Galeão é viável

Enquanto autoridades ainda buscam uma solução para o impasse entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) realizou uma pesquisa com 1.609 passageiros para entender o perfil de quem usa o SDU. Entre os entrevistados, 56,8% afirmaram que, se o mesmo voo estivesse disponível pelo Galeão, aceitariam embarcar por lá.

O levantamento, realizado entre os dias 16 e 22 de maio na área de embarque do terminal, também aponta que 27,2% dos usuários do Santos Dumont vão para Congonhas. Somadas outras opções do Sudeste, é possível estimar que cerca de 60% das destinações são dentro da região. Enquanto isso, 19,3% dos entrevistados disseram que usariam o terminal Tom Jobim caso as passagens fossem mais baratas.

O perfil socioeconômico dos passageiros também foi mapeado pela pesquisa. A maioria (78,3%) tem ensino superior completo, enquanto 70,8% estão empregados -sendo 50% no setor privado. A idade média é de 43 anos, e cerca de 50% dos viajantes pagam pelas passagens do próprio bolso ou de familiares.

O resultado da pesquisa pode ser um importante instrumento para auxiliar as autoridades envolvidas no processo decisório a considerarem a opinião do passageiro. O usuário é quem mais deve ser ouvido e o seu pensamento pode legitimar medidas que fortaleçam a tese de transferência de voos para o Tom Jobim”, afirma Otavio Leite, coordenador da pesquisa e consultor da Presidência da Fecomércio RJ.

Com um retrato fiel do perfil dos usuários do Santos Dumont, a pesquisa do IFec RJ pode contribuir com o debate sobre a solução para a situação entre os aeroportos cariocas.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Política