Resultado da pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record, cuja divulgação aconteceu nesta quinta-feira (3), revela que o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) lidera todos os cenários na disputa pela prefeitura de Niterói. Em dois deles – no espontâneo e nos votos consolidados, o pedetista venceria a disputa no primeiro turno. Entretanto, na sondagem estimulada, a o encerramento do pleito no próximo domingo estaria a 0,4% dos votos válidos, considerando-se a margem de erro do estudo.
Outro dado mostrado pela pesquisa se refere à consolidação do deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL), correligionário do governador Cláudio Castro em segundo lugar. Em seguida, ainda distante de uma virada sobre o adversário ideológico, está a deputada federal Talíria Petrone (PSOL). Fechando a lista dos principais candidatos figura Bruno Lessa.
Os demais candidatos, Alessandra Marques (PCO), Danielle Bórnia (PSTU) e Guilherme Bussinger (Mobiliza), que renunciou, não pontuaram.
A pesquisa, realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, contou com 1.000 entrevistados e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ–04422/2024, com um nível de confiança de 95%.
Pesquisa estimulada
Importante ressaltar, acima de tudo, que neste tipo de sondagem, o entrevistador apresenta o nome dos candidatos concorrentes ao eleitor, perguntando-lhes em qual deles votaria. Dessa forma, os entrevistados respondem ao questionário.
-
Rodrigo Neves (PDT): 41%
-
Carlos Jordy (PL): 30%
-
Talíria Petrone (PSOL): 13%
-
Bruno Lessa (sem partido): 4%
-
Brancos e Nulos: 5%
-
Indecisos (não sabem/não responderam): 7%
Votos válidos – pesquisa estimulada
Esse calculo desconsidera os votos em branco, nulos, bem como os de eleitores indecisos. Esse cenário indica a possibilidade de segundo turno, em Niterói.
-
Rodrigo Neves (PDT): 46,6%
-
Carlos Jordy (PL): 34,1%
-
Talíria Petrone (PSOL): 14,8%
-
Bruno Lessa (sem partido): 4,5%
Pesquisa espontânea:
Nessa modalidade de entrevista, apenas se pergunta ao eleitor ou eleitora em qual candidato ele votaria. Assim sendo, eles podem indicar o nome até mesmo de pessoas que não estão disputando o pleito.
-
Rodrigo Neves: 27%
-
Carlos Jordy: 16%
-
Talíria Petrone: 5%
-
Bruno Lessa: 1%
-
Outros: 4%
-
Brancos e Nulos: 15%
-
Indecisos (não sabem/não responderam) 32%
Votos válidos – pesquisa espontânea
Conforme já explicamos, tal calculo desconsidera os votos não atribuídos a nenhuma das candidaturas concorrentes. Logo, o resultado aponta a chance vitória de Rodrigo Neves no primeiro turno.
-
Rodrigo Neves: 55,1%
-
Carlos Jordy: 32,6%
-
Talíria Petrone: 10,2%
-
Bruno Lessa: 2,1%
Rejeição
Esse cenário, em resumo, se baseia nas respostas dos entrevistados sobre os candidatos em quem eles disseram que não votariam.
-
Carlos Jordy: 45%
-
Talíria Petrone: 43%
-
Rodrigo Neves: 36,0%
Votos consolidados
Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados afirmam que votarão com certeza em Rodrigo Neves, enquanto 29% consideram essa possibilidade. Todavia, 2% dos entrevistados afirmaram não conhecê-lo o suficiente para opinar.
O deputado federal bolsonarista Carlos Jordy tem 16% dos eleitores afirmando que votarão com certeza nele, mas 31% consideram vir a apoiá-lo. Mas 8% dos entrevistados alegaram desconhecê-lo.
Talíria Petrone, por sua vez, tem 8% de eleitores convictos de seu voto, com 30% que ainda consideram votar nela. Porém, 19% dizem não conhecê-la o bastante para se manifestar.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI