Leste FluminenseNiterói

Pesquisa eleitoral aponta que Rodrigo Neves venceria no 1º turno em Niterói

 

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Gerp aponta que o candidato a prefeito Rodrigo Neves (PDT) venceria no 1º turno em Niterói.

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Gerp aponta que o candidato a prefeito Rodrigo Neves (PDT) venceria no 1º turno em Niterói, com Carlos Jordy (PL) em segundo, Talíria Petrone (Psol) em terceiro, seguida de Bruno Lessa (Podemos) | Reprodução

Pesquisa eleitoral do Instituto Gerp, divulgada nesta segunda-feira (16), revela que Rodrigo Neves (PDT) continua na liderança da corrida pela Prefeitura de Niterói. Conforme as respostas dos eleitores da cidade em questionário estimulado, o candidato tem 42% das intenções de voto – o correspondente a 56% do total de votos válidos. Nas perguntas estimuladas, os eleitores dizem em qual daqueles candidatos votariam se as eleições acontecessem naquele momento.

Em seguida, figura Carlos Jordy (PL), com 21% (28% dos votos válidos). Depois, em terceiro, Talíria Petrone (Psol) com 9% (12% dos votos válidos), enquanto Bruno Lessa (Podemos) aparece em quarto lugar, com 3% (4% dos válidos). Os candidatos Danielle Bornia, Guilherme Bussinger e Alessandra Marques não pontuaram. Entretanto, ainda neste cenário, há um elevado número de eleitores indecisos em Niterói: 19%. Ou seja, um a cada cinco eleitores, em Niterói, ainda não definiu em quem votar.

+ LEIA TAMBÉM: Justiça veta divulgação de pesquisa em Niterói por suspeita de fraude

Mesmo assim, excluindo indecisos, brancos e nulos, e considerando apenas o número de votos válidos deste cenário, Rodrigo Neves venceria a disputa no primeiro turno.

Pesquisa espontânea

Em outro contexto de entrevista, baseado em questionário espontâneo, quando o eleitor apenas diz em quem votaria, Rodrigo também tem ampla vantagem sobre seus adversários e também venceria no primeiro turno. Ele soma 28% das intenções de voto, seguido de Carlos Jordy, com 15%. Talíria tem 7% ao passo que Bruno Lessa somou 2%. Novamente, os demais candidatos não somaram pontos. Entretanto, o número de eleitores indecisos salta para 46%.

De jeito nenhum

O levantamento também mostrou os índices de rejeição dos candidatos. Nesse sentido, os eleitores respondiam em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, em cenário estimulado. Carlos Jordy lidera o pelotão, com 26% de rejeição. Não muito distantes, estão Rodrigo Neves com 21%, e Talíria Petrone com 20%. Logo após, Alessandra Marques, 10%; Bruno Lessa, 10%; Guilherme Bussinger, 9%; e Danielle Bornia, 8%.

Responderam que poderiam votar em qualquer um deles 5% dos entrevistados, enquanto 6% disseram não votar em nenhum dos candidatos. Todavia, o número de indecisos surpreende até na rejeição: 27%.

Governo Axel Grael

O levantamento também avaliou o governo do prefeito Axel Grael (PDT). De acordo com o Gerp, 50% dos eleitores aprovam o trabalho realizado pela Prefeitura de Niterói. Contudo, 40% disse desaprovar e 10% não soube responder.

Dados técnicos

O Gerp ouviu 1.250 eleitores em Niterói, com margem de erro de 2,83% e nível de confiança estabelecido em 95,55%. A pesquisa, contratada pelo portal Última Hora, teve registro no TSE sob o número RJ-08552/2024.

 

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *