Um estudo realizado pelo Instituto Península, ONG que trabalha com a capacitação de professores, revela um cenário preocupante no ensino da educação física no Brasil. A pesquisa, que entrevistou mais de 3 mil professores de todo o país, identificou problemas como a falta de estrutura adequada, bullying e dificuldades na inclusão de meninas nas aulas.
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O levantamento aponta que 94,7% dos professores consideram que o espaço onde as aulas são ministradas precisam de melhorias. Quadras em mau estado, ausência de vestiários e falta de materiais básicos como bolas são apenas alguns dos problemas relatados.
Sendo assim, para driblar a precariedade, 51,9% dos docentes levam seus próprios materiais, 50,9% improvisam e 16% recorrem a doações. Em casos extremos, 11,1% dos professores são obrigados a levar seus alunos para fora da escola para realizar as atividades.
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Além disso, a pesquisa também revela que 76,1% dos professores presenciaram episódios de bullying nas aulas, com a maioria dos casos envolvendo humilhação ou discriminação relacionados à habilidade técnica de outros alunos (79,7%).
No entanto, também foram registradas temáticas como aparência (54,6%), gênero (28,8%) e sexualidade (23%). Infelizmente, 21,4% dos professores que presenciaram bullying se sentem despreparados para lidar com a situação.
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Por fim, a falta de inclusão de meninas nas aulas de educação física também é um problema preocupante. Segundo o estudo, 36,9% dos professores relataram dificuldades nesse sentido. Apesar disso, quando questionados sobre a necessidade de apoio para a inclusão das meninas, mais de 60% (63,6%) responderam positivamente.