Os bairros de Tenente Jardim e Engenhoca, na Zona Norte de Niterói, estão vivendo uma quarta-feira (11) de caos, com registros de diversos bloqueios de vias com barricadas em chamas. A tensão, que paira no ar desde cedo, quando houve uma operação da Polícia Militar (PM) na Engenhoca, com intensa troca de tiros. A princípio, dois suspeitos teriam morrido.
Logo em seguida, o cenário de guerra urbana se desenhou à luz do dia, com a explosão de ações de mais violência. Pneus e demais itens combustíveis começaram a arder em meio às chamas, transformando importantes obstruindo importantes vias arterias que interligam Niterói e São Gonçalo. Por exemplo, as Avenidas João Brasil, na Engenhoca e Dr. March, em Tentente Jardim. Como resultado, houve reflexos no trânsito e bairros bairros vizinhos, ampliando o colapso.
A origem da revolta não aconteceu por acaso, pois diversos áudios espalhados nas redes sociais indicam que traficantes ordenaram as ações de desordem. E os serviçais do tráfico, em meio à confusão, ordenaram que os passageiros e o motorista de um ônibus abandonassem o veículo, antes de atravessá-lo em um dos pontos mais críticos da João Brasil. A Polícia Militar ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Terror que se repete
O caos que tomou conta de Niterói nas últimas 24 horas deixa a população em estado de alerta constante. Na terça-feira (10), dois dos principais eixos viários da cidade — Avenida Marquês do Paraná e Rua Noronha Torrezão — foram bloqueados por barricadas em chamas. Em pleno horário de rush, motoristas e moradores enfrentaram uma sensação de impotência diante da violência imposta por traficantes. A cidade mergulhou no medo, com as chamas e o tumulto transformando a rotina em um pesadelo.
Apesar disso, a resposta veio rapidamente. Em retaliação aos ataques, a Polícia Militar realizou uma incursão no Morro do Serrão, no Complexo do Boavista, Zona Norte de Niterói, onde traficantes abriram fogo contra os agentes. Após um confronto intenso, seis suspeitos acabaram presos. A operação também resultou na apreensão de três pistolas, rádios transmissores e um cinto de guarnição, além de uma grande quantidade de drogas e material logístico usado pelo tráfico.
Apesar da ação policial, a insegurança se espalha como uma sombra sobre a cidade. O fechamento de ruas, incêndios e tiroteios alimentam o clima de tensão. Moradores relatam viver à mercê da violência, sem garantias de segurança no cotidiano. Enfim, a realidade retrata a insegurança e temor até mesmo para coisas básicas, como chegar ou sair de casa.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Lamentável só Jesus Cristo vamos orar E pedir pra pra essas violências Em Nome do senhor Jesus Cristo que Deus tenha misericórdia de NOSSAS famílias cidade e crianças
Vamos orar e clamar por socorro e misericórdia PELAS nossas famílias