A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói instalou 13 câmeras de monitoramento no Parque da Cidade e na Praia do Sossego, áreas que integram o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). O objetivo é aumentar a segurança e a preservação ambiental desses locais.
Em operação desde 20 de março, as câmeras são monitoradas 24 horas por dia pelos guardas municipais da Coordenadoria de Meio Ambiente. A tecnologia permite a visualização em tempo real de atividades suspeitas, auxiliando na prevenção de delitos e na preservação da fauna e flora local.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
As imagens captadas pelas câmeras também são utilizadas para alimentar o novo sistema de wi-fi gratuito, disponível para os visitantes na sede do Parque da Cidade desde 27 de março. A iniciativa visa oferecer conectividade e facilitar o acesso à informação sobre o local.
Contudo, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Robertson, a instalação das câmeras é uma medida necessária para garantir a proteção ambiental e conscientizar os frequentadores sobre a importância do uso responsável dos espaços públicos.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
Dessa forma, as câmeras possuem alcance de 360 graus, permitindo a visualização de todo o ambiente monitorado. Na Praia do Sossego, o sistema conta com infravermelho para visualização noturna. Assim, a tecnologia auxiliará no combate a infrações como descarte irregular de lixo, risco de incêndio e acampamentos irregulares.
Enfim, a equipe da Guarda Municipal relata que as câmeras já apresentaram resultados positivos. Assim, as imagens auxiliaram na prisão de dois indivíduos que cometeram delitos em Camboinhas e na inibição do abandono de animais no Parque da Cidade.