O Parque Natural Municipal Morro do Morcego Dora Hees de Negreiros em Jurujuba, Zona Sul de Niterói, deverá ser aberto ao público em março de 2024. A área litorânea de 24 hectares, desapropriada pelo município em 2023, passará por um plano de manejo nas próximas semanas e receberá infraestrutura para garantir a preservação do local.
A área de preservação anexada ao Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) homenageia a engenheira química Dora Hees de Negreiros. A profissional, que teve uma longa trajetória em gestão ambiental, criou a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e o Instituto Baía de Guanabara (IBG), dedicando a vida a causas ecológicas.
Quando diretora da Feema, ela implantou mecanismos necessários para a preservação ambiental de todo o Estado. Dora, mesmo depois de aposentada, foi a fundadora do Instituto Baía de Guanabara. Ela podia ter ido descansar, podia ter ido fazer outras coisas, mas ela continuou atuando e defendendo a Baía de Guanabara, defendendo o meio ambiente do nosso estado. E ela, moradora de Niterói, sempre foi uma entusiasta da nossa cidade”, disse o prefeito Axel Grael (PDT).
A Prefeitura realizará a implantação e operação do Parque Natural Municipal Morro do Morcego Dora Hees de Negreiros com base na legislação federal, estadual e municipal, no plano de manejo e na legislação orçamentária do Município. O plano de manejo é o documento gerencial que estabelece o zoneamento, as normas gerais e os programas de implantação das áreas de preservação no local. O documento será revisto a cada dez anos.
Visitas de escolas
Em agosto, o Parque Natural Municipal do Morro do Morcego recebeu sua primeira visita numa “ação piloto”. Cerca de 50 crianças, da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha, participaram de atividades lúdicas guiadas no local.
O parque somente abrirá, para o público em geral, quando toda infraestrutura estiver pronta. De acordo com a Prefeitura, nesse período inicial, o parque estará aberto apenas para as escolas públicas e particulares.