CotidianoEstado do Rio de JaneiroLeste FluminenseNiterói

Parceria garante ações para conscientização sobre cânceres de mama e do colo do útero

O oncologista Alexandre Coury destacou, na palestra, a importância das parcerias. Foto: Divulgação.

Dois tipos de câncer estão entre as três maiores causas desta doença na população feminina: o de mama – o primeiro – e o de colo de útero (terceiro). De acordo com estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer junto com o Ministério da Saúde no ano passado sobre os casos que aconteceram no Brasil em 2023. Por isso, a clínica Pró-Onco Mulher acaba de se unir à Oncomed em mais uma parceria inédita. Ação visa alertar sobre os cuidados de ambas as doenças. O início foi como Pink Coffee, evento de 30 de janeiro pelo mastologista e cirurgião oncológico Rodrigo Souto, diretor técnico da Pró-Onco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed. Até o final do ano, outras ações de conscientização vão ocorrer.

Rodrigo Souto destacou a importância de reunir no evento empresárias e empreendedoras que possam ajudar na promoção da divulgação da causa. Ele também destacou o fato de Niterói ter mulheres à frente de pastas fundamentais para as ações de saúde, referindo-se à secretária da Mulher Thaiana Ivia, à vice-prefeita Isabel Swan e à secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

Souto apresentou números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre os tumores de mama e de colo de útero. Em relação ao câncer de mama, a previsão é que em 2025 surjam 74 mil novos casos da doença no país, o que representa um risco para 66 entre cada 100 mil mulheres. Em todo o planeta, tem sido registrado por ano um aumento de 0,5%, principalmente, em mulheres abaixo de 50 anos.

Subnotificação em Niterói

De acordo com o estudo de 2023, foram 73.610 casos desta doença para um total de 18.139 mortes. Já o câncer de colo do útero atingiu 17.010 mulheres, com 6.606 óbitos. Apesar de todos esses dados já serem alarmantes, Rodrigo ressalta que os números de câncer registrados no Inca são subnotificados em Niterói, não correspondendo à realidade.

“Os dados não são reais. Tanto que a Prefeitura de Niterói firmou parceria com a Fundação do Câncer para realizar o registro real dos casos, o que nos permitirá ter a real noção dos números e adequar ações. Sem dúvida, precisamos de mais ações de conscientização e prevenção, como as campanhas de vacinação do HPV (profilaxia contra o câncer de colo de útero) e os exames Papanicolau e a mamografia, que ajudam a identificar a doença no começo e nos permitem salvar vidas. E para tudo isso precisamos reforçar ações que unam os segmentos para ampliarmos as informações, como o fato do câncer ter cura, não significar morte, e sim uma nova vida. Ações que quebrem tabus em relação à doença e difundam conhecimentos fundamentais para o diagnóstico precoce, o tratamento, o bem-estar e a recuperação”, destacou o mastologista.

Uma das integrantes do núcleo Niterói do Mulheres do Brasil, Claudia Guimarães parabenizou as instituições pela iniciativa.

“Realmente, vimos que falta muito conhecimento sobre a causa, e podemos ampliar articulando ações que promovam uma verdadeira onda de informações na cidade”, sugeriu Cláudia.

Cronograma dos eventos

A ideia agradou ao mastologista Rodrigo Souto, já à espera de novas sugestões e parcerias que venham fortalecer o cronograma de ações de conscientização e prevenção ao câncer criadas pela Pró-Onco Mulher e a Oncomed. Todas as ações integram o calendário anual da cidade das ações do Mês Internacional da Mulher e do Outubro Rosa. O primeiro foi o Nosso Dia Pink, feito no último sábado de outubro e que em 2024 chegou à oitava edição. No ano seguinte veio a Jornada Médica de Mastologia, voltada à apresentação e discussão de casos por mastologistas, ginecologistas e oncologistas, entre outros especialistas.

Em 2021 foi a vez do projeto Yoga na Praia, um aulão na Boa Viagem na manhã do primeiro domingo de outubro e também em março, dentro da programação do Mês Internacional da Mulher. A ação é resultado da parceria das duas instituições oncológicas com o Estúdio Dharma Bhūmi, que desde 2017 promove o aulão ao longo do ano, aberto ao público e sempre no primeiro domingo do mês. Nesses sete anos, já participaram do projeto de yoga mais de cinco mil pessoas.

A cada ano a Pró-Onco Mulher e a Oncomed implementa novas ações, como o Dia C de Combate ao Câncer. Em 2024 foi a vez da Tarde da Beleza, realizada em junho com serviços grátis de estética em geral para marcar o Mês dos Namorados. Em parceria com a Prefeitura de Niterói, há ainda a Caminhada da Mulher em março, e a Caminhada do Outubro Rosa.

Apoio do Hospital Icaraí

Com apoio do Hospital Icaraí, o Coffee Pink foi encerrado pelo oncologista Alexandre Coury, fundador da Oncomed, primeira clínica privada de oncologia em Niterói. Atualmente, a instituição tem quatro unidades: em São Francisco, Icaraí, São Gonçalo e em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

“Agradeço muito a todos aqui, e registro como é bom termos um evento assim, voltado para a construção de mais atividades que levem à multiplicação de informações. Isso é fundamental tanto para que mais mulheres se mobilizem como para atrairmos parcerias dos mais diversos segmentos, contribuindo para a ampliação das frentes voltadas a essa causa tão importante”, destacou Alexandre Coury.

Confira o Calendário 2025

  • 9/03 – Yoga na Praia
  • 16/03 – Caminhada da Mulher
  • 19/04 – Dia C de Combate ao Câncer
  • 12/06 – Tarde da Beleza
  • 5/10 – Caminhada Outubro Rosa
  • 18/10 – Jornada de Mastologia
  • 25/10 – Nosso Dia Pink

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano