Leste FluminenseNiterói

Paraná Pesquisas mostra que Rodrigo pode vencer no 1º turno

Paraná Pesquisas mostra que Rodrigo pode vencer no 1º turno

Rodrigo Neves (PDT), ao lado de Isabel Swan (PV), escolhida como vice para a chapa que terá confirmação em convenção ainda a ser realizada | Reprodução

A pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (22), revela uma forte tendência de que as eleições para a prefeitura de Niterói possam ter definição logo no primeiro turno. No cenário estimulado, onde os pesquisadores apresentam aos eleitores os nomes dos candidatos, o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) desponta como o favorito.

Resultados da Pesquisa

De acordo com os dados, se as eleições fossem hoje, Rodrigo Neves venceria a disputa no primeiro turno com 43,1% das intenções de voto. O segundo colocado, o deputado federal Carlos Jordy (PL), aparece com 19,5%. Em terceiro lugar está a deputada federal Talíria Petrone (PSOL) com 8,5%, mas logo em sua cola  surge o ex-vereador Bruno Lessa (Podemos), pontuando 8,2%.

João Gomes (NOVO) e Danielle Bornia (PSTU) têm 2,0% e 1,5% respectivamente. Enquanto 10,7% dos entrevistados assinalou a opção Nenhum/Branco/Nulo, 6,5% deles estão entre os que não responderam ou disseram não saber.

Esta se trata da primeira pesquisa que apresenta ao eleitorado seis dos sete nomes esperados na disputa de outubro. Porém, o advogado Guilherme Bussinger (PMN), pré-candidato à sucessão, não estava incluído neste questionário.

Análise dos Votos Nominais

Considerando apenas os votos nominais, Rodrigo Neves alcançaria 52,05% dos votos válidos no cenário estimulado, contra 47,95% dos demais candidatos somados. Esse resultado reforça a possibilidade de uma vitória de Rodrigo Neves no primeiro turno, como já indicado em pesquisa recente do Instituto Gerp.

Cenário Espontâneo

No cenário espontâneo, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, a maioria dos eleitores (61,4%) disse não saber ou não respondeu. A opção Nenhum/Branco/Nulo teve 7,4%.

Mesmo assim, Rodrigo Neves também lidera nesse contexto, com 14,6% das intenções de voto, seguido por Carlos Jordy (8%), Talíria Petrone (3,2%) e Bruno Lessa (1,6%). Outros nomes somaram 2,7%. Nesse cenário, Rodrigo perfaz 48,5% do total de votos nominais, comparado a 51,5% dos demais, percentual insuficiente para uma vitória no primeiro turno.

Metodologia da Pesquisa

O Instituto Paraná Pesquisas conduziu o levantamento para consultar a população sobre a situação eleitoral para o Executivo Municipal em 2024 e para avaliar as administrações Municipal, Estadual e Federal. A coleta de dados, realizada através de entrevistas pessoais entre 18 e 20 de julho de 2024, utilizou uma amostra de 740 eleitores de Niterói.

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RJ08321/2024, possui um grau de confiança de 95,0% e uma margem de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.

Rejeição dos Candidatos

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Rodrigo Neves lidera este quesito com 29,9%, seguido por Carlos Jordy (24,7%), Talíria Petrone (19,1%), Bruno Lessa (15,7%), João Gomes (12,4%) e Danielle Bornia (10,9%). Cerca de 5,9% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos os candidatos, enquanto 15,4% declararam não saber ou não responderam.

Avaliação das Administrações

Axel Grael – PDT | Governo Municipal
  • Ótimo/Bom: 30,3%
  • Regular: 28,4%
  • Ruim/Péssimo: 39,6%
  • Não sabe/não opinou: 1,8%
Cláudio Castro – PL | Governo Estadual
  • Ótimo/Bom: 18,7%
  • Regular: 32,3%
  • Ruim/Péssimo: 46,9%
  • Não sabe/não opinou: 2,2%
Lula – PT | Governo Federal
  • Ótimo/Bom: 28,9%
  • Regular: 21,6%
  • Ruim/Péssimo: 47,7%
  • Não sabe/não opinou: 1,8%

Reações à Pesquisa

Rodrigo Neves, único candidato a comentar a pesquisa até o fechamento desta reportagem, declarou:

“Niterói é nossa causa, nosso amor. Deu muito trabalho fazer dela a melhor cidade em qualidade de vida no Estado do Rio e combater a chegada de milícias por aqui. Temos novos desafios a superar. Nós, niteroienses, não vamos permitir que gente despreparada e extremistas cheguem na Prefeitura e coloquem a cidade em risco e no caminho da intolerância e do ódio. Sou pré-candidato porque tenho a convicção que iremos fazer um governo ainda melhor do que fiz! Vivemos em Niterói e temos responsabilidade com seu futuro. Aqui é o nosso lugar. Conto com todas cidadãs e cidadãos para proteger nossa cidade e iniciar um novo ciclo com mais trabalho, prosperidade, inovação, presença e avanços para fazer de Niterói o melhor lugar para viver e ser feliz no Brasil!”.

Na medida em que outros candidatos se manifestarem sobre a pesquisa, o conteúdo desta reportagem terá atualização.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *