Brasil

Para evitar inundações, Porto Alegre fecha comportas de segurança

Para evitar inundações, Porto Alegre fecha comportas de segurança

Para evitar inundações, Porto Alegre fecha comportas de segurança | Divulgação/Concresul

Em meio aos temporais que castigam o Rio Grande do Sul desde o início da semana, a Prefeitura de Porto Alegre deu início, na quinta-feira (02), ao fechamento das comportas de segurança do Cais Mauá, como medida preventiva contra a iminente cheia do Rio Guaíba.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

A ação, iniciada pelos portões 3 e 4, localizados na altura do pórtico central, foi definida em conjunto com os órgãos de pronta-resposta no Centro Integrado de Coordenação de Serviços, na quarta-feira (1º), com base nas previsões de elevação do nível do rio nos próximos dias.

Sendo assim, o nível do Guaíba no Cais Mauá atingiu 2,63 metros às 6h15 da manhã de quinta-feira, ultrapassando a cota de alerta de 2,5 metros e se aproximando da cota de inundação de 3 metros. Contudo, já nas Ilhas, a cota era de 2,18 metros às 6h30, com alerta a partir de 2 metros e inundação a partir de 2,20 metros. A região das Ilhas também receberá atenção especial da prefeitura nas próximas horas.

Risco de Grande Cheia

Enfim, a MetSul Meteorologia classificou a possibilidade de cheia do Guaíba como iminente e de grandes proporções, “rivalizando com algumas das maiores da história nos últimos 80 anos”. Assim, as autoridades orientam que a população das ilhas de Porto Alegre e do Delta do Jacuí iniciem imediatamente os preparativos para remoção de bens pessoais e proteção do patrimônio.

“A tendência é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente”, alerta a MetSul. “As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) demoram até 48 horas para chegar ao Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, mas choveu demais na parte final dessas bacias e a água começa a chegar.”

“Quase toda a vazão da chuva já ocorrida ainda não chegou e tem mais chuva extrema para cair nos rios contribuintes, assim o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na semana que vem na área do Guaíba”, conclui a MetSul.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil