Economia

Pagamentos via Pix aumentam mais de 300% no último ano

Créditos: Divulgação

O uso do Pix no Brasil teve um aumento significativo nos últimos anos, revela um estudo realizado pela Web Automação, fornecedora de soluções de vendas e tecnologia. De acordo com o levantamento, os segmentos de Varejo e Food Service foram os principais impulsionadores desse crescimento, registrando um aumento de mais de 300% no último ano.

Desde seu lançamento pelo Banco Central há pouco mais de três anos, o Pix se tornou uma escolha popular para pagamentos instantâneos, com 152 milhões de usuários cadastrados no Brasil. Isso representa uma adesão massiva, com sete em cada dez brasileiros utilizando ou demonstrando interesse em adotar essa inovação.

A análise dos dados de mais de 10 mil empresas em todo o país revela uma tendência notável no uso do Pix. Nos últimos dois anos, foram transacionados mais de R$ 441 milhões por meio desse método de pagamento, com um crescimento de quase 340% em relação ao ano anterior.

Os setores de Varejo e Food Service se destacaram como os principais impulsionadores desse crescimento exponencial. Em 2022, o Varejo registrou mais de R$ 14 milhões em transações Pix, um número que saltou para R$ 68 milhões em 2023, representando um aumento de cerca de 385%. Da mesma forma, o Food Service testemunhou um crescimento significativo, com transações superando os R$ 50 milhões em 2022 e atingindo impressionantes R$ 219 milhões em 2023, um aumento de 338%.

Enquanto isso, os métodos de pagamento tradicionais, como cartão de crédito e débito, apresentaram um crescimento mais modesto. No cartão de crédito, por exemplo, os números subiram de R$ 500 mil em 2022 para R$ 1.4 bilhão em 2023, um aumento de 180%. No débito, o crescimento foi de 161%, com as transações passando de R$ 460 milhões para R$ 1.2 bilhão no mesmo período.

“A rápida adoção do Pix reflete não apenas uma mudança nas preferências de pagamento, mas também a confiança crescente dos consumidores e empresas nessa solução eficaz e conveniente para suas necessidades financeiras”, destaca Araquen Pagotto, CEO da Web Automação.

Sobre a Web Automação:
A Web Automação é uma empresa que fornece soluções para mais de 6.000 estabelecimentos comerciais no Brasil, impulsionando a excelência operacional e oferecendo uma vantagem competitiva por meio de soluções de automação comercial de ponta.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Economia