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Os usuários da Ponte Rio-Niterói poderão ganhar, em breve, mais agilidade no pedágio. A Ecoponte, concessionária que administra a via, está desenvolvendo o multi-lane flow, no qual não há a cobrança manual e tradicional em cabines. O sistema ainda está em fase de testes.
O objetivo do projeto, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é verificar a eficiência operacional do meio de pagamento na realidade da Ponte Rio-Niterói e entender se será eficaz.
Entretanto, não existe ainda a previsão de eliminar a praça de pedágio da rodovia. Durante o período, nada vai mudar para o usuário.
O multi-lane free flow, que consiste na cobrança de pedágio sem praças físicas, o fluxo é livre e o pagamento é realizado através da leitura da placa, acompanhado de um tag instalado no veículo. A tecnologia, na prática, elimina a praça de pedágio, dando mais fluidez ao trânsito.
O Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lastran, é o responsável pela análise e coleta de dados e os estudos vão até 2024.
Segundo o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a evasão de pedágio é considerada infração grave. Assim, além de receber uma multa no valor de R$ 195,23, o condutor também terá cinco pontos acrescentados em sua CNH.
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