Na semana passada, uma padaria que praticava furto de energia, o popular “pão com gato”, virou notícia. Nesta segunda-feira (3), um estabelecimento em São Gonçalo foi flagrado com a mesma “receita”.
A infração foi detectada durante operação realizada pela distribuidora, com o apoio de policiais da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) e Perícia Criminal do ICCE.
Na operação, as equipes constataram que a padaria localizada no bairro Barro Vermelho estava sendo abastecida por uma ligação irregular de energia em uma fase, sem passar pelo medidor, o que impedia o registro do consumo real de energia do estabelecimento.
O responsável pelo comércio foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de furto de energia.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.