Rio de Janeiro - Capital

Paciente com HIV após transplante é internado no CTI

Paciente com HIV após transplante é internado no CTI

Paciente com HIV após transplante é internado no CTI | Fernando Frazão/Agência Brasil

Um paciente infectado com HIV durante um transplante foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no Rio de Janeiro, no último domingo (20). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que ativou a linha de emergência para pessoas afetadas pelo incidente.

+ LEIA TAMBÉM: Procurador geral de justiça do Rio será presidente de honra do II Congresso da CNPG

O homem, que recebeu um fígado transplantado, foi transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Zona Norte do Rio.

Além do atendimento emergencial, o paciente receberá acompanhamento psicológico e ambulatorial no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Jacqueline Iris Barcellar de Assis, auxiliar administrativa, se entregou na Cidade da Polícia, em Benfica.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A SES destacou que uma junta médica especializada está disponível para assessorar os profissionais que já acompanhavam o quadro clínico dos pacientes. Esse suporte permite trocas técnicas e decisões rápidas sobre os casos.

As investigações revelaram que o laboratório PCS Saleme, contratado pela Fundação Saúde para realizar os exames dos doadores, alterou seus protocolos de controle de HIV.

O monitoramento, antes diário, passou a ser semanal, o que facilitou a falha na detecção do vírus. O serviço do laboratório foi suspenso e o estabelecimento interditado. Desde então, o Hemorio assumiu a realização dos testes necessários.

http://instagram.com/folhadoleste

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *