Carnaval Niterói 2024

Ouro conduz o destino da Souza Soares na passarela

Créditos: Prefeitura de Niterói

Símbolo de prosperidade e fertilidade, o ouro prevaleceu no desfile da Souza Soares em muita abundância. Sétima escola de samba a se apresentar já na madrugada deste domingo, a agremiação de Santa Rosa apostou no dourado de Oxum – orixá homenageada pelo seu enredo, intitulado “Mãe Natureza, Mais Que Princesa, Osún é fertilidade e realeza”.

Dessa forma, a Souza Soares transformou a passarela em um Gongá enfeitado, apresentando a todos a semente da vida, direto do ventre de Oxum. E usando do mesmo encanto que encantou Xangô e apaixonou Oxóssi, a agremiação desfilou tentando conquistar o público.

A comissão de frente, muito bem coreografada, apesar de indumentária – toda em ouro – mas sem luxo, cumpriu muito bem sua função de apresentar a escola e o enredo.

Também em ouro, porém em paleta pastel, estava o casal de mestre-sala e porta-bandeira. Infelizmente, percebemos que, em alguns momentos da dança, o mestre-sala ficou de costas para a porta-bandeira, deixando evidente o desentrosamento da dupla. Em alguns momentos, ele parou para tentar ajeitar a calça, demonstrando incômodo com a roupa.

No abre-alas, a figura central de Oxum, com elementos estilizados frontais e Atabaques na lateral do carro, com alguns elementos de composição. Simples, mas bem acabado e de fácil leitura.

Ao longo das alas e alegorias, a Souza Soares reverenciou a Mãe Natureza, pois de acordo com enredo, suas águas são o sangue da terra e sua voz é ouvida nos ventos que sopram pelos campos. Fez com simplicidade. Mas fez.

Depois de um mar de ouro, com direito a colheita de lírios, a Souza Soares fez seu verde nascer na avenida, florescendo a esperança para lutar. Apesar de um desfile sem luxo, a agremiação defendeu bem a proposta do enredo.

Créditos: Prefeitura de Niterói

Erros

Com relação a harmonia, a Souza Soares repetiu o mesmo erro de outras escolas com relação à interpretação do samba: carro de som com vozes desencontradas e canto semitonado. Isso somado à ausência de canto em alguns trechos do samba, deve despontuar a escola em harmonia, bem como em evolução e samba-enredo.

Falando em samba-enredo, este já deve perder pontos tanto pela letra tal qual em razão da melodia. Já a bateria, com excessivos “paradões”, também pode perder pontos. Afinal, o samba precisa da bateria para sustentação da cadência e do ritmo. A Souza Soares teve, este ano, como sua rainha de bateria, a vereadora Benny Briolly.

Primeira mulher transexual eleita em Niterói, Benny teve participação ativa na pré-temporada da Souza Soares.

Benny Briolly, com o presidente Flavinho Nunes | Reprodução/Instagram Souza Soares

 

Apesar do belo desfile, que merece reconhecimento e louvor, a agremiação deverá disputar as posições inferiores da tabela.

Foto: Natalie Vitorino/Folha do Leste

 

Nossa nota: 8,4

 

 

 

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *