Rio de Janeiro - Capital

Polícia Civil faz operação contra quadrilha de fraudes bancárias no Rio

Polícia Civil faz operação contra quadrilha de fraudes bancárias no Rio | Divulgação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (21), uma operação de grande porte contra uma quadrilha especializada em fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. A ação cumpre 40 mandados de busca e apreensão, além de bloqueios judiciais de R$ 6 milhões e o sequestro de bens ligados à organização criminosa. Até o momento, foram apreendidos diversos cartões bancários.

A ofensiva ocorre não apenas na capital e em municípios da Região Metropolitana, mas também em São Paulo e no Ceará, com o apoio das polícias locais.

Segundo a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em parceria com o Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), o grupo atuava em três frentes simultâneas, demonstrando um elevado grau de sofisticação.

A primeira célula era responsável por aplicar fraudes dentro de agências bancárias. Com documentos falsificados, mas contendo dados reais de empresas e sócios, os criminosos conseguiam retirar talões de cheques emergenciais em nome de firmas lesadas. Esses cheques eram usados em operações fraudulentas, gerando prejuízos milionários.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Outra frente se especializou em invasões de dispositivos eletrônicos, em especial celulares e aplicativos bancários. Após o desbloqueio dos aparelhos — muitas vezes roubados ou furtados e levados a comunidades dominadas pelo Comando Vermelho —, os criminosos realizavam transferências eletrônicas ilícitas.

Além disso, a terceira linha de atuação consistia na criação de boletos falsos, que induziam as vítimas ao erro. Ao realizar os pagamentos, o dinheiro era desviado para contas ligadas à quadrilha, reforçando o esquema de lavagem de dinheiro.

Sendo assim, as investigações também apontam que os principais integrantes possuem passagens anteriores por estelionato, receptação e outros crimes patrimoniais. Enfim, a Polícia ressalta que o grupo é formado por criminosos experientes que migraram para métodos mais sofisticados de fraude digital e financeira.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *