Estado do Rio de JaneiroPolícia

Operação mira empresas suspeitas de lavar dinheiro para milícia de Zinho

Créditos: Reprodução

Uma operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) está em curso nesta quarta-feira (28), visando empresas suspeitas de lavagem de dinheiro para a milícia liderada por Luiz Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho, que se entregou à Polícia Federal na véspera de Natal.

Agentes estão cumprindo 21 mandados de busca e apreensão em bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande e Santa Cruz, além de Seropédica, relacionados a nove pessoas físicas e seis jurídicas envolvidas na investigação.

De acordo com as autoridades, o grupo paramilitar teria movimentado cerca de R$ 135 milhões entre 2017 e 2023. A Justiça determinou a interdição das empresas suspeitas e o bloqueio de seus bens.

Esta é a primeira operação no Rio com o apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), que visa combater crimes financeiros e lavagem de dinheiro, impactando o tráfico de drogas e as atividades das milícias.

Participam da ação agentes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Zinho, atualmente preso no presídio Laércio da Costa Pellegrino, Bangu 1, era considerado o criminoso mais procurado do Rio até sua rendição em dezembro de 2023. Ele assumiu a liderança da milícia na Zona Oeste em 2021, após a morte de seu irmão, Ecko. Zinho já possuía 12 mandados de prisão em seu nome e antes de liderar a organização, estava envolvido nas atividades de lavagem de dinheiro, sendo responsável pela contabilidade do grupo.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *