Leste FluminenseNiterói

Operação Lei Seca Marítima reforça segurança em praias de Niterói

Operação Lei Seca Marítima reforça segurança em praias de Niterói

Operação Lei Seca Marítima reforça segurança em praias de Niterói | Divulgação

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro deu início à Operação Lei Seca Marítima em quatro praias de Niterói: Icaraí, Charitas, Jurujuba e Itaipu. A iniciativa faz parte da Operação Navegue Seguro e tem como objetivo prevenir acidentes e reforçar a segurança na navegação em áreas de intensa atividade recreativa e esportiva.

As ações de fiscalização tiveram início no mês de dezembro e abrangem também outras localidades, como o Canal da Barra e a Ilha da Gigóia, no Rio de Janeiro.

+ LEIA TAMBÉM: Fumaça em show de fogos em Copacabana decepciona público no Réveillon – Vídeos

A escolha das praias de Niterói foi motivada pelo volume crescente de denúncias relacionadas a comportamentos imprudentes. Segundo a Marinha do Brasil, manobras perigosas realizadas por jet skis, especialmente na Praia de Itaipu, são frequentes e representam risco à segurança de banhistas.

Durante o verão, a fiscalização será intensificada, com abordagens em horários estratégicos para coibir práticas arriscadas e conscientizar condutores sobre a navegação responsável.

Fiscalização e penalidades

Durante a operação, condutores de embarcações e jet skis são submetidos ao teste do bafômetro (etilômetro). De acordo com as Normas da Autoridade Marítima, o limite de concentração de álcool no organismo é de 0,3 miligramas. Caso esse limite seja ultrapassado, o condutor pode receber multa ou ter sua habilitação suspensa.

As embarcações também passam por fiscalizações quanto à documentação e às condições de uso.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Caso sejam identificadas irregularidades, os veículos náuticos podem ser retidos, permanecendo sob custódia da Marinha se oferecerem riscos à segurança.

A ação conta com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que auxiliam nas abordagens para garantir a ordem e a segurança pública. Segundo a Capitania dos Portos, a presença dessas forças é essencial para lidar com eventuais resistências durante as fiscalizações.

Impacto na segurança local

O capitão dos portos do Rio de Janeiro, Luciano Calixto, destacou a importância da operação em Niterói, cidade com intensa atividade náutica tanto na Baía de Guanabara quanto nas praias oceânicas.

“Levar a Lei Seca Marítima para a região é uma resposta ao aumento de denúncias e um passo importante para proteger vidas e assegurar a tranquilidade dos banhistas e navegadores locais”, afirmou em entrevista ao jornal ‘O Globo’.

+ LEIA TAMBÉM: Rodrigo Neves e Isabel Swan tomam posse na Câmara de Niterói

Além de prevenir acidentes, a operação tem como meta promover a conscientização sobre práticas seguras de navegação. A Marinha enfatizou que a Operação Navegue Seguro seguirá até o final do verão, reforçando o compromisso com a proteção de banhistas e navegadores.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *