Baixada FluminenseEstado do Rio de Janeiro

Polícia realiza operação contra ferros-velhos clandestinos em Duque de Caxias

Polícia realiza operação contra ferros-velhos clandestinos em Duque de Caxias | Reprodução

A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) realiza nesta segunda-feira (22) a “Operação Caminhos do Cobre”, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação mira 10 estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos clandestinos, suspeitos de receptação de materiais metálicos furtados, como cabos e estruturas de cobre de concessionárias de energia, internet, telefonia e transporte. Até o momento, quatro pessoas foram presas.

A operação é feita em parceria com a Prefeitura de Caxias, que verifica alvarás e licenciamento ambiental, e com as concessionárias de serviços públicos, oferecendo suporte técnico para identificar materiais ilícitos e estimar prejuízos.

Segundo a DRF, muitas dessas empresas funcionam sem registro formal, reintroduzindo os materiais furtados no mercado formal. O esquema, além de afetar serviços essenciais, sustenta financeiramente outros crimes e conta com proteção de grupos ligados ao tráfico de drogas.

Até agora, foi cumprido um mandado de prisão por receptação e uso de documentos falsos. Outros três responsáveis por ferros-velhos foram presos em flagrante, por receptação, danos ambientais e furto de energia. Foram apreendidos fios de cobre queimado e materiais furtados de concessionárias, incluindo a Light.

+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Comments are closed.