Uma ação rápida da Unidade de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (UPAM) impediu a soltura de 14 balões no bairro de Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, no último domingo (21). A operação resultou na apreensão dos artefatos e na detenção de um suspeito, que foi autuado em flagrante e responderá à Justiça por crime ambiental.
+ LEIA TAMBÉM: ►Luz volta após apagão na Ilha e Paquetá, mas moradores reclamam
Tudo começou com uma denúncia anônima para o Linha Verde, programa voltado para o combate a crimes ambientais. Assim, a ligação informava sobre a soltura de balões na Estrada da Boca do Mato, em Vargem Pequena. Com base na informação, os agentes da UPAM se dirigiram ao local e, em menos de 20 minutos, já estavam no terreno indicado.
No local, três casas foram avistadas, com diversas pessoas presentes. Ao questionar os moradores sobre a denúncia, um deles negou a existência de balões no local.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Sendo assim, diante da divergência, os agentes realizaram uma busca minuciosa e encontraram sete balões grandes, sete pequenos e uma caixa de papelão contendo diversos materiais utilizados na confecção dos artefatos.
Por fim, vale ressaltar que o Linha Verde já recebeu mais de 11 mil denúncias sobre crimes ambientais em 2024. Assim, desse total, 102 estão relacionadas à confecção, soltura, armazenamento de balões e atividades de grupos de baloeiros.