A energia voltou na Ilha do Governador e Paquetá, mas a alegria dos moradores durou pouco. Após mais de 30 horas sem luz, a energia foi restabelecida na madrugada de sábado (20), mas desde então, a instabilidade no fornecimento tem sido a principal reclamação dos residentes.
“Semana começando com energia pisca-pisca na Ilha do Governador. A luz apaga por uns 10 minutos e volta. Isso é normal?”, questionou um internauta no X (antigo Twitter). “Quase uma semana sem luz, rezem por mim”, desabafou outro.
+ LEIA TAMBÉM: ►Mulher suspeita de mandar matar a vizinha é presa
A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, informou na sexta-feira (19) que as equipes seguiam trabalhando para normalizar o serviço o mais rápido possível. A empresa também esclareceu que boa parte dos locais já tinham energia restabelecida. Além disso, os casos pontuais de falta de luz estavam sendo tratados pelo corpo técnico.
No entanto, a instabilidade no fornecimento de energia persistiu. Além disso, em Paquetá, moradores também relataram que ainda estavam sem sinal de telefone.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
De acordo com a Light, a causa do apagão foi um defeito detectado na rede subterrânea na tarde da última quinta-feira (18). A empresa precisou fazer uma parada emergencial em alguns trechos para reparar o sistema de alta tensão que abastece a região.
A falha cibernética global que atingiu os sistemas de comunicação de vários países na sexta-feira (19) também teve efeitos nos sistemas da Light, atrasando por mais algumas horas o trabalho das equipes de campo e o funcionamento de equipamentos telecomandados que auxiliam na normalização do serviço.
Para atender aos moradores e esclarecer dúvidas sobre o apagão. Assim, a Light disponibilizou uma agência móvel de atendimento na Rua Eneida de Morais, 450, Jardim Carioca, na Ilha do Governador. A unidade funciona das 9h às 16h.