A Cedae realizará a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, das 4h de quinta-feira, 31 de outubro, até as 4h de sexta-feira, 1º de novembro. Para executar a operação, será preciso interromper a captação de água bruta e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, que abastece aproximadamente 2 milhões de pessoas em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
A operação, planejada para reforçar a segurança do sistema, envolverá mais de 200 profissionais da Cedae, que realizarão 40 serviços, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas.
Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, explicou a importância dessa ação:
É durante a manutenção anual que os técnicos fazem as inspeções e correções para garantir que o sistema opere com máxima eficiência, principalmente durante o verão, período de maior demanda da estação. Ao focar na melhoria contínua e na detecção precoce de possíveis falhas, conseguimos otimizar o funcionamento da unidade e prevenir paradas não programadas.
Assim que os serviços forem concluídos, a Cedae retomará a operação do sistema. A Companhia recomenda à população que faça reservas de água e adie tarefas não essenciais que demandem alto consumo durante o período da manutenção. A distribuição de água nas localidades atendidas fica sob a responsabilidade das concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, conforme as áreas de atuação.