
Operação Contenção combate avanço do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio | Reprodução/TV Globo
Policiais civis e militares deflagraram, nesta quarta-feira (13), uma operação contra o Comando Vermelho para conter a expansão territorial da facção na Zona Oeste do Rio. A ação, concentrada na Gardênia Azul e Cidade de Deus, resultou em dois suspeitos mortos, um baleado e quatro presos — entre eles dois seguranças de Ygor Freitas de Andrade, o “Matuê”.
O ferido, conhecido como “Da Bahia”, é apontado como responsável por roubos de cargas na região e permanece sob custódia. Os demais detidos ainda não foram identificados. Durante a operação, também foram apreendidos três adolescentes, dois fuzis, uma pistola, um revólver, munições, granadas e um caderno com anotações do tráfico.

Operação Contenção combate avanço do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio | Reprodução/TV Globo
A manhã foi marcada por bloqueios e incêndios criminosos. Ônibus chegaram a ser sequestrados e utilizados como barricadas. Na Cidade de Deus, criminosos incendiaram obstáculos para impedir a entrada dos agentes.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Pneus também foram queimados na Avenida Ayrton Senna, no sentido Linha Amarela, interditando uma faixa por cerca de meia hora. Mais tarde, na Avenida Coronel Muniz de Aragão, bandidos fecharam a via com um caminhão, mas a polícia rapidamente desobstruiu o local.
A Gardênia Azul, antes dominada por milicianos, vive disputas territoriais com investidas cada vez mais violentas do CV. A Operação Contenção visa forçar o recuo da facção, liberar territórios e cumprir mandados de prisão. Para isso, a ofensiva reuniu informações da Subsecretaria de Inteligência da PM, Bope, 18º BPM, Draco, DRE-CAP e 22ª DP.
Impactos na rotina
A ação afetou serviços públicos e transporte na região. Duas unidades de saúde suspenderam o funcionamento, e 17 escolas tiveram as aulas interrompidas — 11 na Cidade de Deus e seis na Gardênia Azul.
Nove linhas de ônibus sofrem desvios: 348, 353, 368, 600, 611, 691, 861, 900 e 990. Em 2025, já foram registrados 85 casos de sequestro de coletivos na cidade.
Ônibus sequestrados nesta quarta (13):
-
C47637 – Linha 368 (Riocentro x Candelária)
-
C30299 – Linha 550 (Cidade de Deus x Gávea)