Rio de Janeiro - Capital

Ação mira ocupações ilegais em área de proteção ambiental no Rio

Imóveis irregulares em área de proteção ambiental no Parque Nacional da Floresta da Tijuca

Ação mira ocupações ilegais em área de proteção ambiental no Rio | Reprodução/TV Globo

Uma operação da Polícia Civil combate ocupações irregulares em área de preservação ambiental na Zona Oeste do Rio. A ação aconteceu nesta quarta-feira (23), na Rua Alberto Liporaci, na Freguesia, Jacarepaguá. Técnicos do Inea e policiais militares também participaram da ofensiva.

Diversos imóveis foram erguidos ilegalmente em uma zona de amortecimento do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, onde também ocorria extração clandestina de saibro. O delegado André Prates, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), afirmou que o local sofre com supressão de vegetação nativa da Mata Atlântica e construções sem qualquer tipo de licenciamento.

“A gente constatou muita supressão de vegetação, construções irregulares sem qualquer licença, de operação, ausência de licença de construção, extração de recursos minerais sem licença, transporte de materiais de saibro sem qualquer licença… Estamos aqui para ordenar, organizar, impedir novas invasões e preservar essa mata que dá acesso ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca”, disse, ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo.

Operação reúne provas para ações judiciais

Durante as buscas, um homem foi detido. A Polícia Civil coleta dados para robustecer o inquérito em curso e fornecer elementos ao Ministério Público, que deve apresentar ações civis públicas. O objetivo é reforçar o patrulhamento ambiental e impedir o avanço da degradação.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A área é considerada corredor ecológico estratégico e sua ocupação ameaça a biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema local. A operação segue em andamento com o apoio técnico do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *