São Gonçalo cria Observatório Fortalece para monitorar políticas públicas

São Gonçalo cria Observatório Fortalece para monitorar políticas públicas | Divulgação
A Câmara de Vereadores de São Gonçalo aprovou nesta terça-feira (14) projeto que institui o Observatório Fortalece São Gonçalo, plataforma voltada à produção e análise de dados para aprimorar políticas públicas municipais.
O Observatório Fortalece São Gonçalo surge como ferramenta permanente para produzir, organizar e analisar dados, informações e conhecimentos sobre o município. A iniciativa visa subsidiar a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas locais.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e será lançado oficialmente nesta quinta-feira (16), às 14h, no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro da cidade. A abertura contará com a presença do prefeito Capitão Nelson, da chefe do Escritório do Brasil do ONU-Habitat, Rayne Ferreti, e do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
O Observatório funcionará vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e terá como missão alinhar dados e políticas públicas municipais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e outras agendas globais.
Entre as atribuições da plataforma estão:
-
Monitorar, aprimorar e divulgar indicadores sobre políticas públicas municipais, atualizados periodicamente;
-
Capacitar gestores públicos e sociedade civil no uso de indicadores;
-
Estabelecer parcerias e promover intercâmbio de dados com outros observatórios, universidades e instituições de pesquisa;
-
Mapear e sistematizar programas e projetos municipais.
O lançamento do Observatório incluirá dois painéis de debate: “Intercâmbio de Observatórios” e “Cidades Inteligentes”, com participação de autoridades dos estados do Rio, Alagoas e Ceará, além do Instituto Rio Metrópole e representantes da Prefeitura de São Gonçalo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI