Leste FluminenseNiterói

Obra que liga o mar à Lagoa de Piratininga recebe ordem para início imediato

Obra que liga o mar à Lagoa de Piratininga recebe ordem para início imediato

Obra que liga o mar à Lagoa de Piratininga recebe ordem para início imediato | Luciana Carneiro

A Lagoa de Piratininga, historicamente marcada por episódios de mortandade de peixes e degradação ambiental, pode estar prestes a mudar de destino. A tão aguardada obra de estabilização estrutural definitiva do Túnel do Tibau finalmente recebeu a ordem de início. Apesar de se tratar de uma intervenção que deveria ser feita pelo estado do Rio de Janeiro,  a restauração acontecerá com recursos municipais. Em suma, a Prefeitura de Niterói investirá R$ 38,8 milhões.

Conforme informações divulgadas no evento, o túnel ligando o mar à lagoa, ficará pronto no prazo de 24 meses. A iniciativa busca, principalmente, revitalizar a circulação das águas do Sistema Lagunar. Em contrapartida, garantir condições ambientais mais dignas para a fauna e a comunidade pesqueira local.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o município assume a obra para minimizar a mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga. A questão se tornou um problema há anos, sobretudo no período de verão e de calor mais intenso.

Obra que liga o mar à Lagoa de Piratininga recebe ordem para início imediato

“Piratininga, em tupi-guarani, significa peixe seco, mas não podemos achar normal isso. A gente está buscando uma solução para resolver o problema da mortandade de peixes, porque isso não diz respeito somente à preservação da lagoa, mas também ao sustento financeiro dos pescadores”, declarou o prefeito de Niterói.

O projeto prevê, por exemplo, a recuperação do sistema de contenção e a estabilização das áreas colapsadas. De igual forma, também a instalação de uma comporta do tipo stop log, que permitirá o controle do nível da água e a realização de manutenções pontuais sem comprometer o fluxo lagunar. Além disso, ainda há outras intervenções previstas na obra.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

A vice-prefeita, Isabel Swan, que também exerce no município o cargo de secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência reforçou a relevância do trabalho:

“Esse é um momento importante para Niterói e para a Lagoa de Piratininga. Essa obra é fundamental para que a gente melhore a qualidade da água e que a gente continue neste projeto de contribuição ambiental que é o Parque Orla de Piratininga (POP).”

Do abandono à solução

Construído pelo Estado em 2008, o Túnel do Tibau possui 915,91 metros de extensão, 5 metros de largura e 4,5 metros de altura. Sua função sempre foi renovar e garantir a circulação da água entre o mar e a lagoa, mas a degradação do tempo e a falta de manutenção comprometeram sua eficácia.

“Vamos assumir essa responsabilidade para resolver esse problema e melhorar as condições ambientais”, reforçou o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Velasco.

Pescadores comemoram

A comunidade pesqueira de Piratininga vê a iniciativa como um alento. O presidente da Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga (Apalap), Luiz Mendonça, destacou a importância da obra.

“Gostaria de agradecer a todos que vêm nessa batalha para recuperar a Lagoa e ao prefeito que está assumindo esse papel de nos ajudar a recuperar esse túnel para que esse sistema lagunar volte a funcionar com qualidade. Que a gente possa ter aqui de volta a qualidade de água para garantir a qualidade do nosso pescado.”

Qualidade Ambiental

A cerimônia que marcou a assinatura da ordem de início da obra contou com a presença de autoridades municipais, secretários, representantes do legislativo, o ex-prefeito e ambientalista Axel Grael e, claro, os pescadores que conhecem como ninguém as dificuldades enfrentadas pela Lagoa de Piratininga.

“A intervenção permitirá a renovação e circulação eficientes das águas do Sistema Lagunar, contribuindo para reduzir a mortandade de peixes e para a melhoria da qualidade ambiental da região. A obra de estabilização, cujo projeto desenvolvi e licitei no ano passado e agora é dada a ordem de início, faz parte de um pacote de esforços, iniciados em 2013, para recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu”, afirma o ex-prefeito de Niterói, Axel Grael”
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

 

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *