O mês das crianças tem início em Niterói com diversão garantida. O Horto do Fonseca, na Zona Norte, e no Campo de São Bento, em Icaraí, ganharam novos brinquedos acessíveis. Até o fim do ano, a Prefeitura de Niterói promete equipar onze praças da cidade com balanços, gangorras, gira-giras e jogos da velha adaptados.
Tal missão está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Acessibilidade, responsável por promover políticas públicas para as pessoas com deficiência em Niterói. O órgão se comprometeu a implementar, coordenar, monitorar e avaliar o funcionamento dos novos equipamentos.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, praças em toda a cidade vão receber mais de 40 brinquedos. Todos eles adaptados com balanço duplo (cadeirante e infantil), carrossel inclusivo (1 cadeirante e 4 lugares), gangorra inclusiva (cadeirante e infantil) e painel de jogo da velha.
“Para mim é uma alegria, porque nos brinquedos comuns ele não consegue brincar. E aí ele quer se divertir, mas não consegue”, diz Cláudio Silva dos Santos, pai de Lucas Cesário Rocha dos Santos, de 13 anos.
Cláudio se emocionou em em ver o filho pela primeira vez brincando em um espaço público.
“Ter um brinquedo adaptado assim é muito gratificante. É muito emocionante vê-lo participando e conseguindo brincar graças às adaptações”, complementou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A instalação dos brinquedos em outras praças públicas vai acontecer até o fim do ano, conforme promete a Prefeitura de Niterói. Além disso, o poder público também informa que o valor total investido no projeto corresponde a R$ 304 mil.
Em resumo, os equipamentos serão implantados nos seguintes locais: Horto do Barreto; Praça de Santa Bárbara; Praça de Maria Paula; Praça de Jurujuba; Praça da Ponta D’Areia; Praça do Largo do Marrão; Praça do Largo da Batalha; Praça do Descobrimento (Piratininga) e Praça da Capoeira (São Francisco).
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI