
Foto: Cassiano Cavalcanti/Treze F.C.
O mês de fevereiro tem novidades importantes para o Americano, clube de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dentro de campo, o Cano tem novo técnico para 2025: o ex-jogador Marcelinho Paraíba. Fora das quatro linhas, o presidente Tolentino Reis divulgou, por meio de edital publicado ontem, terça-feira (12), uma convocação para projetos que visam transformar o futebol numa Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Aos 49 anos, Marcelinho teve passagens importantes como jogador, com destaque para o São Paulo (campeão paulista em 1998 e 2000) e Grêmio, por onde foi vencedor da Copa do Brasil de 2001 comandado pelo então técnico estreante Tite.
No futebol carioca, o ex-jogador que atuava como meia passou pelo Flamengo entre 2008 e 2009. No início, o bom futebol garantiu um lugar no time titular, mas na temporada seguinte, Marcelinho perdeu espaço. Pelo time, foi campeão estadual em 2009, mas no mesmo ano transferiu-se para o Coritiba e foi rebaixado justamente no ano em que o time paranaense comemorada 100 anos de existência.
Auge na Alemanha e destaque na Seleção Brasileira.
O auge de Marcelinho Paraíba foi no futebol alemão, por onde atuou entre 2001 e 2006. Com o modesto time do Hertha Berlim, o meia tornou-se ídolo ao conquistar o bicampeonato da Copa da Liga Alemã em 2001 e 2002. Além disso, este é o clube em que ele mais fez gols na carreira, com 79 bolas na rede.
Graças ao sucesso na Europa, ele foi figura constante nas convocações de Luís Felipe Scolari nas Eliminatórias da Copa de 2022, chegando a fazer um gol na vitória por 2 a 0 contra o Paraguai. Uma curiosidade, é que a vitória aconteceu em um jogo em Porto Alegre, do então Estádio Olímpico, que era do Grêmio, clube pelo qual fora campeão da Copa do Brasil meses antes.
Apesar do bom desempenho, ele ficou de fora da lista dos jogadores que foram campeões no ano seguinte na Coreia do Sul e no Japão.
Empréstimo para clube paraibano
Embora o Americano tenha feito o anúncio oficial, ainda não será de imediato que Marcelinho vai treina o clube campista. Isso porque ele foi cedido temporariamente ao Nacional de Patos, da Paraíba, para comandar três jogos do Campeonato Paraibano. Mas, na sequência, ele volta para Campos dos Goytacazes com o intuito de iniciar os trabalhos da atual temporada.
Novos integrantes da diretoria
Outra novidade é o anúncio de dois nomes para compor a atual diretoria: André Araújo e Dr. Fernando Lamar.

André Araújo é o novo diretor executivo do futebol profissional. Foto: Divulgação.
O primeiro tem mais de 30 anos de experiência em grandes times, com passagens vitoriosas por clubes da primeira divisão brasileira. Ele trabalhou 25 anos no Vasco e 4 anos no Bahia. Araújo vai ser o diretor executivo do futebol profissional.

Fernando Lamar assume o cargo de diretor jurídico. Foto: Divulgação.
Com mais de 20 anos de experiência no futebol profissional, com 15 só de atuação também no Vasco, Lamar é o novo diretor-jurídico. Ele é especialista em Direito Desportivo e Direito do Trabalho e Processual do Trabalho traz um vasto conhecimento técnico e uma trajetória consolidada para o time.
Edital para análise de uma possível SAF
Em relação ao Edital de Convocação para Apresentação de Projetos para Constituição da Sociedade Anônima do Futebol, o documento informa que quem desejar apresentar algo do tipo tem um prazo de 60 dias para fazê-lo. Além disso, uma comissão multidisciplinar deve considerar uma série de requisitos.
O documento na íntegra está aqui.
Presidente do clube, Tolentino Reis, afirma defender que a SAF pode sim ser uma ótima alternativa, mas sem vender o clube. O dirigente defende a constituição da SAF do próprio Americano e, posteriormente, a venda das ações.
Atualmente, segundo o próprio Tolentino, o clube tem uma dívida total de aproximadamente R$ 30 milhões.