Leste FluminenseNiterói

Novo secretário de Polícia Civil foi delegado na DH de Niterói

Novo secretário de Polícia Civil foi delegado na DH de Niterói

Foto: Divulgação – Governo do Estado

O novo secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Marcus Amin, nomeado nesta quinta-feira (19), tem história na Região Leste Fluminense. Niteroiense, até 2018, ele foi titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSG).

Amin tem 21 anos na instituição, tendo ocupado, entre outras funções, o cargo de titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), por dois anos e quatro meses. O novo secretário comentou sobre o novo cargo.

“É um privilégio ser lembrado pelo governador para assumir a Secretaria de Estado de Polícia Civil. Encaro esse desafio com muita tranquilidade e reforço o meu compromisso de combate à criminalidade com todo o rigor que a lei permite”, afirmou.

Natural de Niterói, Marcus Amim é formado em Direito, em 2003, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Está há mais de 20 anos na Polícia Civil, tendo exercido também, entre outras funções, o cargo de delegado titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos. Foi também delegado titular da 27ª DP (Vicente de Carvalho).

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Por seu trabalho na polícia, o novo presidente do Detran.RJ recebeu, em 2018, a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2021, ganhou a Medalha José Clemente Pereira, da Câmara dos Vereadores de Niterói.

Na Polícia Civil, Amim também ganhou, como reconhecimento pelos bons serviços prestados, a Medalha de Fidelidade, em 2020, a Medalha de Honra, em 2019, e a Medalha de Devotamento, em 2018.

Castro elogia perfil do novo secretário

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, comentou sobre a mudança na Secretaria. Ele ainda fez um agradecimento ao delegado José Renato Torres, que deixou o cargo a pedido.

“Estou certo de que o delegado Amim tem as qualificações necessárias para fazer um bom trabalho à frente da Polícia Civil. Aproveito para agradecer ao delegado José Renato Torres pelo comprometimento com a segurança pública do Estado do Rio num momento importante de ação contra a criminalidade”, disse Castro.

Mudança na Lei Orgânica

A nomeação de Amin foi possível devido a uma alteração na Lei Orgânica da Polícia Civil. A nova medida determina que a corporação deverá ser comandada por delegado, indicado pelo governador do Estado, que esteja há pelo menos 15 anos na instituição – e não mais especificamente no cargo de delegado, como previa a legislação anterior.

A matéria foi aprovada pela Alerj, na última quarta-feira (18). A norma também faz alteração em trechos referentes a outros cargos: subsecretário de Gestão Administrativa; de Planejamento e Integração Operacional; de Inteligência Policial; e do superintendente-geral de Polícia Técnico-Científica. Eles também deverão ter 12 anos de atuação na instituição, e não mais como delegados especificamente.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *