
Desembargador Nagib Slaibi assume nesta quarta-feira (27), na Academia Niteroiense de Letras, o cargo de novo presidente da instituição | Divulgação
Ícone da magistratura fluminense, o desembargador aposentado e professor universitário Nagib Slaibi Filho, 75, será empossado como novo presidente da Academia Niteroiense de Letras (ANL) nesta quarta-feira (28). A cerimônia acontece às 18h, no mezanino do Bistrô Beira Mar, em Icaraí. Ele comandará a instituição pelos próximos dois anos, juntamente com sua vice, a professora Marcia Pessanha. Atualmente, ela preside a Academia Fluminense de Letras.
Vale destacar que a eleição na ANL ocorreu com chapa única. Mesmo assim, houve unanimidade na escolha da chapa vencedora. Nagib Slaibi Filho também integra a Academia Fluminense de Letras, a Academia Brasileira de Letras da Magistratura e o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN).
“Sinto-me extremamente feliz em presidir a instituição mais importante de Niterói”, declarou o novo presidente.
Novo presidente da ABL tem rica trajetória no mundo jurídico
Ex-presidente da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Slaibi se aposentou em abril, homenageado com louvor por sua atuação firme e ética. Detentor de pós-doutorado em Direito e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF, é autor de diversas obras jurídicas e conferencista respeitado no país.
Além de lecionar como professor titular na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), também preside o Fórum Permanente da Justiça na Era Judicial e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Dirige ainda a Escola Nacional Superior do Instituto dos Magistrados do Brasil (Ensim), assim como atua como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Desse modo, contribui com as comissões de Direito Ambiental e do Consumidor.
Figura ativa no meio lusófono, é vice-presidente da Federação Lusíada Elos Clube de Niterói. Igualmente, diretor jurídico da Federação Internacional Elos Clube da Comunidade Lusíada.
Ao assumir a presidência da ANL, Slaibi pretende consolidar pontes entre literatura, cidadania e formação humanística.
“Literatura é ferramenta de transformação social, e a ANL seguirá comprometida com a valorização dos nossos autores e da memória cultural de Niterói”, afirmou.