Rodrigo Neves (PDT) se mantém na liderança da disputa pela Prefeitura de Niterói, com 44% das intenções de voto, conforme pesquisa do Instituto Gerp. Carlos Jordy (PL) aparece em segundo lugar, com 22%, seguido por Talíria Petrone (PSOL), que alcança 9%, e Bruno Lessa (Podemos), com 2%. A pesquisa, restando apenas 10 dias para o pleito, reforça a possibilidade da vitória do candidato governista no primeiro turno, deixando os demais candidatos em situação desafiadora para conquistar o eleitorado indeciso, que totaliza 15%.
+ LEIA TAMBÉM: ► Desafios econômicos, financeiros e fiscais de Niterói: o que Bruno Lessa disse na sabatina do Folha do Leste
No cenário espontâneo, em que os entrevistados respondem sem a apresentação de nomes, Neves também lidera, com 31% das menções, enquanto Jordy aparece com 17%. Talíria Petrone figura com 8%, e Bruno Lessa tem 1% das intenções de voto. Outros candidatos não somaram pontos, mas 42% dos eleitores ainda não sabem ou não responderam.
+ LEIA TAMBÉM: ► ELEIÇÕES 2024: Versão paz e amor de Carlos Jordy em Niterói imita Lula de 2002 e esconde Bolsonaro de campanha
O levantamento entrevistou 1.250 eleitores e tem margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,55%. A pesquisa teve registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-06484/2024.
Cenário estimulado
A pesquisa estimulada, onde uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores, confirmou os seguintes números:
- Rodrigo Neves (PDT): 44%
- Carlos Jordy (PL): 22%
- Talíria Petrone (PSOL): 9%
- Bruno Lessa (Podemos): 2%
- Danielle Bornia (PSTU): 0%
- Guilherme Bussinger (Mobiliza): 0%
- Alessandra Marques (PCO): 0%
- Nenhum deles: 7%
- Não sabe/Não respondeu: 15%
Cenário espontâneo
No levantamento espontâneo, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, os resultados foram:
- Rodrigo Neves: 31%
- Carlos Jordy: 17%
- Talíria Petrone: 8%
- Bruno Lessa: 1%
- Outros: 0%
- Não sabe/Não respondeu: 42%
+ LEIA TAMBÉM: ► Bruno Lessa fala sobre déficit de aprendizagem em sabatina do Folha do Leste
A pesquisa revela a força do favoritismo de Rodrigo Neves e a dificuldade dos demais candidatos em mudar o cenário. Enquanto Neves se aproxima de uma possível vitória no primeiro turno, Carlos Jordy esbarra no que se pode chamar de teto eleitoral. Sobretudo, por conta de dividir parte do eleitorado que rejeita a candidatura de Rodrigo Neves com Talíria Petrone, que busca ampliar sua participação, intensificando sua campanha.
No cenário espontâneo, considerando a margem de erro, a distância entre os candidatos pode estar ainda mais estreita. E os eleitores indecisos ainda podem ser fator decisivo, principalmente se houver uma mudança nas campanhas nos próximos dias.
O impacto das pesquisas eleitorais
As pesquisas eleitorais, como a realizada pelo Instituto Gerp, são ferramentas importantes para entender a preferência do eleitorado, mas nem sempre refletem o resultado final nas urnas. Embora ofereçam um retrato do momento, as tendências podem sofrer mudanças até o dia da votação, e fatores como sabatinas, exposições midiáticas e mobilizações de campanha podem influenciar a decisão dos eleitores na reta final.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI