Eleições 2024 - EspecialLeste FluminenseNiterói

Nova pesquisa eleitoral aponta vitória de Rodrigo Neves e alta rejeição a Carlos Jordy em Niterói

Nova pesquisa eleitoral aponta vitória de Rodrigo Neves e alta rejeição a Carlos Jordy em Niterói

Nova pesquisa eleitoral aponta vitória de Rodrigo Neves e alta rejeição a Carlos Jordy em Niterói | Reprodução

A corrida eleitoral para a prefeitura de Niterói se aproxima de sua reta final, e os dados coletados pelo Instituto Gerp entre os dias 16 e 17 de outubro, com divulgação nesta terça-feira (22) demostram uma clara vantagem de Rodrigo Neves (PDT) sobre Carlos Jordy (PL). Em votos válidos, considerando o cenário estimulado, Rodrigo soma 61% das intenções de voto, contra 39% de Jordy. Ao mesmo tempo, o resultado do cenário estimulado também indica resultado semelhante, considerando apenas as intenções de voto nominais: 61,5% contra 38,5%.

Mesmo assim, o elevado número de eleitores indecisos no cenário espontâneo – 22% – indica que ainda não há nada sacramentado, apesar de haver alta rejeição ao candidato bolsonarista.

Vantagem ampla nas intenções de voto espontâneas

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é questionado sem a apresentação dos candidatos, Rodrigo Neves lidera com 48% das intenções de voto, seguido por Carlos Jordy, que tem apenas 30%. O número de indecisos ainda é relevante: 22% dos eleitores afirmaram que não sabem em quem votar. Outros candidatos ou votos alternativos somam apenas 1%, praticamente insignificante na disputa.

Cenário estimulado consolida Rodrigo Neves

Quando os nomes dos candidatos são apresentados diretamente ao eleitor (cenário estimulado), a vantagem de Neves aumenta ainda mais, atingindo 53% das intenções de voto. Carlos Jordy, conhecido pelo seu alinhamento à extrema-direita e pela postura sempre polêmica, aparece com 35%, em clara desvantagem. O número de eleitores que não votariam em nenhum deles é de 4%, enquanto 8% ainda não decidiram.

Rejeição elevada de Jordy

Um dado que deve preocupar a campanha de Carlos Jordy é a sua rejeição expressiva. Segundo o levantamento, 50% dos eleitores afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” no bolsonarista. Em contraste, Rodrigo Neves tem a rejeição de 33% do eleitorado, com 3% dizendo não votar em nenhum dos dois.

Com apenas 9% dos eleitores ainda indecisos neste cenário, e 6% dispostos a votar em qualquer um dos candidatos, Jordy terá que enfrentar não só a preferência consolidada de Neves, mas também o peso de sua própria impopularidade.

Jordy sobe montanha carregando pedra 

A eleição em Niterói parece caminhar para uma vitória de Rodrigo Neves, salvo alguma reviravolta. Com 17 pontos de rejeição à frente de seu rival, Carlos Jordy está encurralado em um cenário que o desafia a conquistar o coração de um eleitorado que, por ora, parece decidido a rejeitar o extremismo e a truculência que ele simboliza.

Neves, por outro lado, tem a seu favor seu próprio legado e, ao que tudo indica, sairá vitorioso das urnas no próximo domingo (27).

Dados técnicos

Com 1.250 entrevistas realizadas entre os dias 16 e 17 de outubro, intervalo de confiança de 95,55% e margem de erro de 2,83 pontos percentuais, a pesquisa está registrada no TRE-RJ sob o protocolo RJ-06781/2024.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *