
Foto: Reprodução – Pixabay
A pandemia e as consequências da covid-19 provocaram inúmeros efeitos danosos ao planeta e até hoje existem sequelas de todo o tipo, das patológicas até as emocionais. E 2025 começou com um novo medo do tipo. Isso porque vários hospitais das principais regiões da China têm registrado superlotação por causa de uma recente infecção viral que atingiu a população do país. A Organização Mundial da Saúde monitora todos os casos com atenção.
A informação tornou-se pública quando diversos vídeos feitos em hospitais viralizaram na internet, em especial nas redes sociais. Neles é possível ver longas filas de pacientes. em especial de pais carregando crianças nos braços. Em todos as imagens, as pessoas estava com máscaras.
Porta-voz fala em infecção causada pelo inverno
Diante da repercussão dos vídeos, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Yin, fez um pronunciamento oficial ontem (4) afirmando que a alta nos casos de infecções respiratórias é causada pelo inverno.
Embora o governo chinês tenha se manifestado oficialmente, não houve a divulgação de quantas pessoas contraíram o vírus e nenhuma informação sobre a quantidade de pessoas internadas.
O que se sabe, de acordo com a mídia local, é que o vírus vem sendo chamado de metapneumovírus humano. Os sintomas são parecidos aos da gripe, como tosse, coriza, dor de garganta, dor no corpo e fraqueza. Os casos mais graves podem evoluir para bronquite ou até pneumonia.