
Nittrans vai intensificar fiscalização no Verão de Niterói | Divulgação/Prefeitura de Niterói
A Nittrans inicia neste final de semana, sua participação no Plano Verão da Prefeitura de Niterói, reforçando as ações de operação e fiscalização de trânsito nas regiões de praia aos sábados, domingos e feriados. Ao todo, 60 operadores, 15 supervisores e seis agentes de trânsito participarão das ações a cada dia de operação. Dez viaturas, cinco motopatrulhas e sete reboques estarão à disposição das equipes.
O trabalho da Nittrans em apoio ao Plano Verão segue até o dia 6 de março. Entre os objetivos da operação estão a organização do trânsito nos acessos às praias da cidade, priorizando a segurança viária da população, o cumprimento das leis e normas de trânsito e a fluidez do tráfego.
+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói apresenta plano de Ciência, Tecnologia e Inovação
Em Camboinhas e Piratininga haverá reforço de efetivo nas rotatórias e utilização de “onda verde semafórica” do DPO de Piratininga ao Itaipu Multicenter, entre 9h e 14h e entre 16h e 22h, nos dias de operação.
Em Itaipu haverá operação na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes junto à Avenida Central Ewerton Xavier, das 9h às 14h e das 16h às 22h, nos dias de operação.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Em Itacoatiara, a atuação visa coibir o estacionamento irregular e a remoção de veículos estacionados em fila dupla ou nas saídas de garagens, em apoio à Guarda Municipal.
Em Jurujuba, os operadores e agentes de trânsito vão trabalhar para coibir o estacionamento irregular na Avenida Carlos Ermelindo Marins, priorizando os acessos às fortificações militares e às praias de Adão e Eva. Haverá interdição de trânsito na Estrada General Eurico Gaspar Moura, na esquina com a Travessa São Jerônimo, impedindo a passagem de veículos em direção à Fortaleza de Santa Cruz.
Em São Francisco, a operação acontece na saída da Avenida Franklin Roosevelt, na esquina com a Avenida Quintino Bocaiuva, orientando o trânsito no acesso ao Túnel Raul Veiga.
Plano Verão
O Plano Verão reúne as principais ações para preparar a cidade diante das condições típicas da estação, marcada por calor intenso e chuvas fortes. A iniciativa tem como objetivos reforçar a resiliência da cidade diante das fortes chuvas e garantir a fluidez no trânsito, especialmente nas áreas litorâneas.
O plano integra esforços de diversos órgãos municipais, como Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Ordem Pública (Seop), Governo, Educação, Subsecretaria de Transportes, Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Superintendência de Terminais e Estacionamentos (Suten) e Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).
Com uma estrutura de monitoramento avançada, o Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil de Niterói opera 24 horas por dia, utilizando 46 pluviômetros automáticos que monitoram as condições meteorológicas em tempo real.
+ LEIA TAMBÉM: ►Réveillon 2025 em Maricá promete celebração com 10 pontos de fogos
Além disso, 37 sirenes estão instaladas em 33 comunidades, alcançando cerca de 120 mil pessoas e garantindo respostas rápidas em emergências.
Outro destaque é o radar meteorológico, que possibilita prever tempestades com alta precisão e planejar ações de mitigação. O sistema conta ainda com sete estações meteorológicas, três estações de qualidade do ar e oito estações de nível de rios, garantindo respostas rápidas e eficazes.
A Defesa Civil de Niterói também coordena 158 Núcleos de Defesa Civil (NUDECs), envolvendo mais de 3,5 mil voluntários em 54 comunidades. Esses núcleos têm papel essencial na prevenção e educação, além de mobilizar 700 voluntários em 15 núcleos específicos para o combate a incêndios florestais.