Niterói agora integra a Organização de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), se juntando a mais de 240.000 cidades, regiões e metrópoles em 140 países. A adesão foi realizada por meio do Mercocidades, rede de cooperação horizontal integrada por cidades da América Latina.
O objetivo da participação é buscar oportunidades para avançar em políticas públicas por meio de parcerias e cooperação entre municípios da rede, participando de fóruns internacionais, e compartilhando experiências.
A CGLU é responsável por representar os interesses e valores das cidades e governos subnacionais em fóruns internacionais, incluindo a ONU, e Niterói busca agora fortalecer sua posição junto a essas instituições.
Fernanda Sixel, coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), já participou do “Dia dos Governos locais e regionais” da CGLU durante a 67ª Comissão sobre o Status das Mulheres da ONU.
A prefeitura de Niterói, sob o prefeito Axel Grael, tem uma política de cooperação com instituições e outras administrações governamentais para avançar em agendas estratégicas para a cidade.
A participação em redes internacionais como o Mercocidades e agora a CGLU fazem parte dessa estratégia, com o Escritório de Gestão de Projetos (EGP) responsável pelas relações internacionais e institucionais do município. A secretária do EGP, Katherine Azevedo, enfatizou a importância dessas parcerias para Niterói.