
Centro de Artes UFF – Foto: Divulgação
O Festival Interculturalidades: Inventação inaugura no dia 20 de setembro, em Niterói, sua 13ª edição. Historicamente realizado pela Universidade Federal Fluminense, por meio do Centro de Artes UFF, o evento deste ano compõe a agenda conjunta prevista entre a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a UFF, após ser firmado acordo de cooperação técnica entre as instituições.
A parceria, de caráter científico, artístico e cultural, tem como objetivo fortalecer o vínculo das políticas culturais com os territórios e a cidade, movimentando a cena artística de Niterói. O objetivo do festival é convidar o público a brincar de inventar e reinventar o Brasil – um país de muitos, através das artes.
O reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, comentou sobre a proposta do festival.
“É com alegria que anunciamos mais uma edição do Interculturalidades, que a cada ano traz sempre um prisma revelador da cultura e de sua dinâmica. O tema inventação reforça essa junção entre o criar e o agir e o papel social da cultura em seus múltiplos olhares. É muito oportuno também destacar a parceria com a Prefeitura de Niterói que reforçou e ampliou o vínculo do projeto com a cidade”, disse.
O que vai ter
O Interculturalidades de 2023 prevê múltiplas expressões culturais, como shows, apresentações teatrais, conferências, cursos e desfiles, exaltando a diversidade e o encontro de diferentes matrizes da cultura.
Entre os destaques da programação, estão os músicos Tom Zé, Rico Dalasam, N.I.N.A, Cátia de França, Juçara Marçal, Mestrinho e Hamilton de Holanda, Nei Lopes, Amir Haddad, além dos coletivos artísticos Orquestra Sinfônica Nacional UFF e Companhia de Ballet de Niterói.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Para o superintendente do Centro de Artes UFF, que assina a curadoria do projeto, essa edição do evento reafirma a pluralidade de olhares num cenário muito especial de reconstrução de horizontes do Brasil.
“É um momento de plena afirmação da cultura, da diversidade e da diferença. E foi a partir dessa tônica que a programação foi construída, apontando para a confluência das artes nos mais diversos gêneros, dos saberes da vida e das vozes dos vários cantos do país. É essa força de Brasil que queremos celebrar”.
Tom Zé será uma das atrações

Tom Zé – Foto: Divulgação
Em sintonia com o convite de experimentação que o evento propõe, Tom Zé, artista conhecido por suas ousadias formais e ruptura de padrões, fazedor de uma “antimúsica”, entra no palco do Teatro da UFF às 20h da terça, dia 26. Para ele, sua trajetória artística tem afinidade com o projeto. Afinidade que vem de longe.
“O repertório que apresentarei, com minha banda impecável, focaliza marcas do meu caminho, voltando-se também para aquelas canções que o público pede a toda hora. Além disso, estou muito bem acompanhado no elenco do Interculturalidades, com seus artistas dignos. E tendo o gosto de reencontrar Juçara Marçal, essa cantora tão significativa com quem compartilhei um festival na Alemanha há uns quatro anos”, explicou.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
Outro destaque é o piauiense Antônio Bispo dos Santos, mais conhecido como Nêgo Bispo, uma das principais vozes do pensamento das comunidades tradicionais do Brasil da atualidade. A moda periférica, que assume o protagonismo nacional e internacional como um referencial estético contemporâneo, também estará em evidência na programação, com a participação de Jeanderson Martins (Abacaxi) e Abrilhante.
O presidente da Fundação de Artes de Niterói, Fernando Brandão, destaca a relação do projeto com a cidade, uma vez que as atividades envolvem o Centro de Artes UFF, a Sala Nelson, o Museu Janete Costa e ocupação de espaços urbanos.
“É muito importante para nós da FAN valorizar o reconhecimento desse saber tradicional e promover uma troca entre artistas de renome e tradicionais com os músicos e a comunidade local”, acrescentou.
O Festival Interculturalidades: Inventação acontece do dia 20 de setembro ao dia 1º de outubro, com atrações inteiramente gratuitas.