Leste FluminenseNiterói

Niterói: Profissionais da Saúde anunciam greve

Niterói: Profissionais da Saúde anunciam greve

Niterói: Profissionais da Saúde anunciam greve de 48 horas em razão de diversas reivindicações e alegações de falta de insumos. Foto: Divulgação

Trabalhadores da Saúde de Niterói realizam uma paralisação de 48 horas a partir desta quarta-feira (26). O objetivo é exigir que a prefeitura cumpra as resoluções aprovadas na 9ª Conferência Municipal de Saúde, ocorrida em abril deste ano.

A Associação dos Servidores da Saúde de Niterói (ASSN) e o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev) convocaram os profissionais da área para cobrar do prefeito Axel Grael a implantação da tabela salarial, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários unificado do SUS, o piso nacional da enfermagem e a convocação dos concursados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE NITERÓI AQUI

Além disso, as entidades representativas defendem o fim da transferência da gestão de unidades de saúde para Organizações Sociais (OSs). Igualmente,  a permanência de servidores na direção da Maternidade Alzira Reis, em Charitas.

A manifestação terá início com um ato em frente à prefeitura, marcado para as 14h desta quarta-feira. Em uma carta manifesto em defesa do SUS, a ASSN destaca que a saúde pública é um direito de toda a população e que a forma como os governos municipais tratam o sistema tem provocado o sucateamento de hospitais e unidades de saúde em Niterói.

Por fim, a categoria ainda ressalta que a falta constante de medicamentos, kits de laboratório e demais insumos tem sido um problema recorrente na cidade.

Contraditório

A nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Niterói, para o devido contraditório às 11:07 da manhã desta quarta-feira. Todavia, até o horário da publicação deste texto, às 12:09, ainda não havíamos recebido nenhuma resposta. Assim sendo, este texto será atualizado no horário em que tivermos resposta.

Contudo, às 14:28, a resposta da Prefeitura de Niterói foi enviada, através de nota.

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o concurso da Fundação Municipal de Saúde convocou 943 aprovados, embora inicialmente só oferecesse 410 vagas. A regularização dos vínculos de cerca de 2.400 profissionais contratados por RPA está sendo realizada de forma gradual para garantir a manutenção de serviços essenciais para a população de Niterói. No total, considerando também o concurso da Fundação Estatal de Saúde, cerca de 2,5 mil profissionais de saúde foram convocados pela Prefeitura.

A SMS informa ainda que todas as unidades estão funcionando normalmente até o momento, sem previsão de paralisação dos serviços. É importante ressaltar que a SMS mantém o diálogo aberto com a Associação dos Servidores da Saúde de Niterói, e demais representantes de qualquer categoria, sobre as demandas apresentadas por eles.

Por fim, a SMS esclarece que permanecerá com a convocação de concursados, com a redução de contratados por RPA e em permanente diálogo com os trabalhadores, por meio de seus representantes em comissão, uma vez que acredita ser esse o caminho para o fortalecimento do SUS no município.

 


Niterói: Profissionais da Saúde anunciam greve
Niterói: Profissionais da Saúde anunciam greve

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *