Neste sábado (02), os tutores de animais de estimação em Niterói terão a oportunidade de colocar microchips em seus bichinhos, visando garantir a segurança dos mesmos. Em mais uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Niterói, através do Centro de Controle Populacional dos Animais Domésticos (CCPAD), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, serão colocados microchips em 100 pets. O evento também oferecerá vacinação antirrábica e orientações veterinárias. A ação ocorrerá entre 9h e 13h, na Praça do Vital Brazil.
Durante o evento, serão distribuídas 100 senhas de microchipagem, sendo permitido um animal por CPF. Na semana anterior, a ação aconteceu no Horto do Barreto, resultando em 170 animais microchipados e 125 vacinados. Até o momento, mais de 4 mil animais na cidade já foram beneficiados com o projeto.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Os pets que serão microchipados receberão uma medalhinha de identificação com QRCode, que deverá ser fixada em suas coleiras. Todo o processo de cadastro e localização é realizado de maneira simples e informatizada através de um celular. De acordo com o coordenador do CCPAD, Marcelo Pereira, a microchipagem proporciona maior segurança tanto para o animal quanto para seu tutor.
Além disso, ele destaca que a ação não apenas garante a tranquilidade dos tutores, mas também fornece orientações sobre questões relacionadas à saúde dos animais. Marcelo ressalta que a identificação por meio de microchip é uma das estratégias adotadas pela Prefeitura de Niterói para combater o abandono e auxiliar na recuperação de animais perdidos.
Através do microchip, é possível armazenar informações sobre o tutor responsável pelo animal, como referência e endereço. Além disso, o histórico de vacinação, informações sobre o nascimento e eventual castração do animal também são registrados no equipamento. Vale ressaltar que o procedimento de implantação do microchip é indolor, sendo colocado de forma subcutânea entre as escápulas, abaixo da pele, sem afetar músculos ou qualquer outra estrutura mais profunda.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Marcelo Pereira explica que, com a tecnologia do microchip, é possível armazenar uma quantidade maior de informações em sistemas informatizados, como nome, raça, vacinas aplicadas e, o mais importante, todos os dados que identificam o tutor do animal, tais como identidade, endereço e CPF, entre outros. O projeto de implantação de microchip nos animais que passam pelo processo de esterilização cirúrgica no CCPAD e no Castramóvel da Prefeitura de Niterói completou um ano em outubro.
Além da ação de microchipagem, o CCPAD disponibiliza mensalmente 500 vagas para castração de animais. As inscrições ocorrem sempre na primeira sexta-feira de cada mês e encerram assim que todas as vagas são preenchidas, geralmente no mesmo dia. Para facilitar o agendamento, os tutores podem utilizar o aplicativo Niterói Animal, que também auxilia na localização de animais perdidos e abandonados na cidade. O aplicativo conta com aproximadamente 14 mil usuários cadastrados, que têm acesso ao agendamento para castração, bem como a uma seção com fotos de animais disponíveis para adoção.