Leste FluminenseNiterói

Niterói: Prefeito regulamenta uso de ciclovias

Niterói: Prefeito regulamenta uso de ciclovias

Foto: Prefeitura de Niterói

Prefeito de Niterói, Axel Grael, assina decreto para regulamentação de circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos no município. A medida se baseia na Resolução 996/2023 do Contran, que diferencia esses equipamentos.

“Regulamentação sensível às nuances entre os modais e fundamentada na experiência que temos na cidade”, afirma o prefeito.

A quantidade de mulheres pedalando em Niterói é alta em comparação a outras regiões do país. Isso é um indicador importante de segurança na rede cicloviária. Nas principais vias, as mulheres já representam 45% dos ciclistas.

Ciclomotores não poderão circular nas ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas do município.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

“Pelas dimensões e velocidade, os ciclomotores precisam circular nas ruas. As bicicletas elétricas com pedal assistido oferecem ganhos significativos para a mobilidade. Estamos regulamentando para evitar abusos e insegurança para a maioria dos usuários das ciclovias. Haverá conscientização, diálogo e fiscalização futura”, explica Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta.

Niterói: Prefeito regulamenta uso de ciclovias

Investimentos em políticas de mobilidade urbana e infraestrutura resultam em mudança de comportamento e aumento no número de ciclistas em Niterói. No horário de pico, a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná registra 780 ciclistas por hora. A meta é que, até 2030, 14% de todas as viagens na cidade sejam feitas de bicicleta, atualmente são 6%. A malha cicloviária será expandida de 66km para 120km até 2024.

Os ciclistas também contam com o Bicicletário Arariboia, o único totalmente público e gratuito do país, localizado ao lado do Terminal das Barcas, no Centro da cidade.

Grandes números

– 780 pessoas passam, por hora, pela ciclovia da Avenida Marquês de Paraná, a segunda ciclovia mais movimentada do país;- 79 km de malha cicloviária implantada atualmente;
– 120 km de previsão de malha cicloviária até 2024;
– 1.700 paraciclos instalados na cidade;
– 446 vagas no bicicletário público;
– Até 45% de participação das mulheres nas contagens.

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *