Leste FluminenseNiterói

Niterói: Posto é interditado por vender combustível adulterado

Agente da Agência Nacional de Petróleo (ANP) lacra a bomba do posto interditado. Foto: Divulgação/ANP

 

Um posto de combustíveis foi interditado, nesta segunda-feira (19), após ser flagrado vendendo etanol com 31,8% de metanol em sua composição, no Barreto, Zona Norte de Niterói.

O primeiro flagra aconteceu durante fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), na última quarta-feira (14). O estabelecimento fica na Rua Dr. March, número 229 (Posto American).

Na ocasião, as bombas foram interditadas. A ação fez parte de uma série de nove fiscalizações realizadas entre os dias 12 e 16 de junho. Contudo, nesta segunda, as equipes retornaram ao local e fizeram a interdição total do estabelecimento

Segundo a ANP, o etanol apresentava 31,8% de metanol, quando a tolerância máxima permitida é de 0,5%. Ou seja, 6.260% a mais do que a tolerância máxima.

 

 

A interdição total de postos em que é detectada a presença de metanol, após sua confirmação em laboratório, é prevista na Portaria ANP nº 187/2013.

“Art. 3º: O agente de fiscalização da ANP e de órgãos públicos conveniados deverá aplicar a medida cautelar de interdição total quando identificar, após ensaio laboratorial pertinente, a comercialização de: gasolina ou etanol hidratado combustível com teor de metanol superior ao estabelecido na legislação vigente.”

O metanol pode reduzir a vida útil do motor, pois o equipamento não foi feito para ter esse tipo de combustão. Além disso, a substância possui “efeito de corrosão”, o que pode amplificar os danos no veículo.

Nossa reportagem tentou contato, sem sucesso, com o posto via telefone. Estamos ao inteiro dispor em nossos canais de comunicação para garantir, nesta mesma publicação, mediante atualização, o devido contraditório a parte citada. Nosso e-mail: redacao @folhadoleste.com.br ; ou 21 99623-4499.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *