Mais de 50 funcionários participaram de uma ação em parceria com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) nesta quarta-feira (24) para oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua no Centro. As equipes percorreram as áreas próximas à Praça São João e ao Caminho Niemeyer.
Durante a operação, 12 pessoas foram abordadas. Ontem à tarde, 19 pessoas conversaram com as equipes da SMASES e do Consultório na Rua nas Praças da República e do Barreto, no Ponto Cem Reis, na Praça São João e no Caminho Niemeyer.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Na semana passada, aumentamos o número de abordagens sociais em bairros com maior demanda, como Centro e Icaraí. Foram abordadas 34 pessoas, sendo 16 em Icaraí e 18 no Centro. Dessas, 10 aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para abrigos. Atualmente, Niterói possui uma ocupação de 70% nas mais de 350 vagas de acolhimento disponíveis na cidade.
Essa ação segue o Decreto 15.101/2023, publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (19), que estabelece diretrizes e protocolos para o atendimento especializado à população em situação de rua em Niterói, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A divulgação da ação foi feita previamente no site da Prefeitura, na seção “Calendário de Ações de Zeladoria Urbana”.