Na tarde desta sexta-feira (13), um jacaré foi avistado na ciclovia de Piratininga, em Niterói, pegando de surpresa moradores e transeuntes. O fato ocorreu por volta das 18h30, quando pedestres – incluindo crianças – se depararam com o réptil atravessando tranquilamente o local. Algumas pessoas, inclusive, estavam passeando com animais de estimação.
Para cada uma das pessoas que experimentou a experiência, houve um sentimento diferente: surpresa, medo, admiração, Entretanto, não houve registro de nenhum incidente envolvendo o animal.
Apesar da situação gerar espanto, o animal está em seu habitat natural, pois há no Parque Orla de Piratininga (POP) um espaço concebido para a reprodução da espécie, conhecido como berçário de jacarés.
+ LEIA TAMBÉM: ►Uerj: Tribunal de Justiça marcou audiência para desocupação
Uma criança, diante da cena, exclamou:
“Jacaré à solta, socorro, socorro”.
A Guarda Ambiental de Niterói, tão logo acionada, se deslocou até o local e fez a remoção do jacaré para uma área segura do POP.
Axel Grael (PDT), prefeito de Niterói, se manifestou sobre o episódio. Defendeu, sobretudo, a importância de proteção os animais. Nesse sentido, alertou:
“Caso aviste algum, claro, mantenha distância. Não maltrate o animal e não se aproxime. Avise ao Cisp, através do telefone 153, que nossos guardas ambientais saberão as providências a serem tomadas”, destacou.
Inauguração
Ainda de acordo com Axel Grael, está marcada para o próximo dia 21 – Dia da Árvore – a inauguração do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirquis.
“Vamos inaugurar o Parque Orla Piratininga. Convido a todos a conhecer e aproveitar esta linda área de lazer e preservação ambiental”, ponderou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Em junho desse ano, guardas da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói encontraram 13 filhotes de jacaré-de-papo-amarelo no (POP).
Os jacarés do POP são da espécie Caiman latirostris, conhecidos por adquirirem uma coloração amarelada na região do papo durante a época reprodutiva. Habitam rios, mangues, lagos e se alimentam de uma variedade de animais.