O bairro de Icaraí, em Niterói, ocupa o 9º lugar no ranking nacional de população acima dos 70 anos, com 14.026 idosos, de acordo com o Censo 2022. Divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados apontam Icaraí como o bairro mais populoso de Niterói e o 37º mais habitado do país, com 77.246 moradores.
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói 451: Shows de Seu Jorge e Negamanda atraem milhares de niteroienses
Censo revela destaque de Icaraí no ranking nacional
Os números do IBGE mostram que Campo Grande lidera o ranking com 29.063 idosos acima dos 70 anos. Copacabana, Tijuca, Barra da Tijuca e Bangu completam as cinco primeiras posições. Em Niterói, Icaraí se destaca não apenas pela quantidade de moradores idosos, mas também pela infraestrutura voltada para essa faixa etária.
Projetos e qualidade de vida para a terceira idade
O projeto Niterói 60 UP é um exemplo das iniciativas da prefeitura voltadas para o bem-estar dos idosos. Com 25 núcleos espalhados pela cidade, o programa reúne mais de três mil inscritos e oferece atividades como ginástica preventiva, dança de salão e rodas de conversa. Essas ações promovem a socialização e o cuidado com a saúde mental e física dos participantes.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Legado de projetos históricos para idosos em Icaraí
O Niterói 60 UP substituiu o Projeto do Gugu, que por 25 anos promoveu exercícios gratuitos para a terceira idade em espaços públicos. O fundador, Carlos Augusto Bittencourt, deixou um legado importante para a comunidade. A continuidade dessas iniciativas mantém Icaraí como referência em cuidados e atividades para idosos.
Bairro atrai novos moradores e impulsiona mercado imobiliário
Além de ser referência em qualidade de vida para idosos, Icaraí lidera transações imobiliárias em Niterói, concentrando 24% das vendas de imóveis na cidade. O bairro também registra o maior interesse em compras de propriedades, representando 59% das buscas imobiliárias em Niterói.