Niterói em estágio de atenção durante chuva forte na cidade

Chuvas colocam Niterói em estágio de atenção, mas obras evitam ocorrências graves | Reprodução

Niterói entrou em estágio de atenção às 16h deste domingo devido às fortes chuvas registradas em diversos bairros. Apesar do alto volume em curto período, não houve acionamento de sirenes nem registro de ocorrências graves.

As regiões de Rio do Ouro, Jurujuba, Piratininga, Boa Vista, Tenente Jardim, Pé Pequeno, Coronel Leôncio, Morro do Estado, Caramujo e Cavalão concentraram os maiores índices, com mais de 20 milímetros em apenas 15 minutos.

Houve alagamentos pontuais em vias estratégicas, causados pelo grande volume de chuva em curto intervalo. Em todos os casos, a água escoou rapidamente. Situações desse tipo foram registradas na Avenida Jansen de Melo com Rua São Lourenço, Rua Doutor Paulo César, Rua Presidente Backer, Estrada Francisco da Cruz Nunes, na altura do Itaipu Multicenter, e na Avenida Feliciano Sodré com Avenida Visconde do Rio Branco.

Resposta rápida reduz impactos

Equipes atuaram na desobstrução de bueiros e limpeza emergencial. O monitoramento do trânsito ajudou a minimizar reflexos na mobilidade urbana durante o pico da chuva.

Nos últimos anos, a cidade recebeu investimentos robustos em prevenção. Foram mais de R$ 1,5 bilhão aplicados em contenção de encostas e cerca de R$ 1 bilhão em obras de drenagem e infraestrutura em aproximadamente 750 ruas, especialmente na Região Oceânica.

Macrodrenagem mostrou eficiência

As obras de macrodrenagem entregues recentemente em bairros como Região Oceânica, Barreto, Engenhoca, Badu e Charitas apresentaram desempenho positivo. Nessas áreas, a água escoou com rapidez, evitando transtornos maiores.

No Barreto e na Engenhoca, as intervenções ocorreram em três etapas e implantaram 4,6 quilômetros de novas redes pluviais. Em Charitas, as melhorias alcançaram a Avenida Prefeito Sílvio Picanço e ruas do entorno, com novas redes, requalificação do asfalto e das calçadas.

Monitoramento segue ativo

A Defesa Civil mantém o acompanhamento das condições climáticas. Em caso de emergência, moradores podem acionar os telefones 199, (21) 2620-0199 ou (21) 96658-0604.

Também estão disponíveis canais oficiais de informação em tempo real, como o aplicativo Alerta DCNIT, SMS pelo número 40199 e grupos de WhatsApp.

A orientação é respeitar os horários da coleta de lixo e evitar descarte irregular, prática que contribui para a obstrução de bueiros e aumenta o risco de alagamentos.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Enzo Carvalho
Enzo Carvalho é jornalista profissional, com atuação voltada à cobertura de inovação, tecnologia, cotidiano e esportes. Ex-jogador profissional de e-sports, traz para o jornalismo uma compreensão prática do universo digital, das plataformas tecnológicas e das transformações provocadas pela cultura conectada.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar!