Eleições 2024 - EspecialLeste FluminenseNiterói

Niterói elege Rodrigo Neves como prefeito pela terceira vez na história

 

Niterói elege Rodrigo Neves como prefeito pela terceira vez na história

Niterói diz não a Carlos Jordy e elege Rodrigo Neves para prefeito da cidade pela terceira vez na história | Soraya Moté/Folha do Leste

Em uma eleição marcada por notícias falsas e ataques mentirosos – sobretudo à imprensa, Niterói escolheu Rodrigo Neves (PDT) como prefeito pela terceira vez, consolidando sua liderança política na cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com 100% dos votos totalizados, o Rodrigo Neves derrotou o bolsonarista Carlos Jordy (PL), em todas as Zonas Eleitorais da cidade.

No placar final, Neves teve 156.067 votos (57,03%) contra 116.796 (42,97%) de Jordy, num total de 272.863. Votos em branco somaram 5.707 (1,97%), enquanto nulos 11.227 (3,87 %). A diferença de votos entre os candidatos teve, como resultado, 39.271 votos – 3.150 votos a mais do que os 36.121 obtidos no 1º turno.

O município registrou um comparecimento de 289.797 eleitores – 70,68 % dos inscritos – , ao passo que as abstenções somaram 120.235 eleitores (29,32%).

Favorito desde o início

Com uma trajetória de duas gestões anteriores e um histórico de projetos de infraestrutura, políticas sociais, combate à violência e um exemplar enfrentamento à pandemia da Covid-19, Rodrigo Neves retorna ao comando do município.

O prefeito eleito promete dar continuidade a projetos estratégicos, bem como reforça os compromissos assumidos durante a campanha. O novo mandato chega em um cenário de desafios, com o olhar da população voltado para temas como segurança, mobilidade urbana e geração de empregos.

No primeiro turno, Rodrigo Neves obteve 135.958 votos, o correspondente a 48,47% dos votos válidos.  Para que a eleição tivesse definição em turno único, fazia-se necessário obter 50% dos votos válidos mais um.

Já Carlos Jordy, deputado federal pelo PL, chegou ao 2º turno com 99.837 votos, o equivalente a 35,59% dos votos válidos. Em seguida, ficaram a deputada federal Talíria Petrone (Psol), com 35.483 votos (12,65%), e o ex-vereador Bruno Lessa (Podemos), com 8.796 (3,14%). Por último, Danielle Bórnia (PSTU), 190 votos; Alessandra Marques (PCO), 124; e Guilherme Bussinger (Mobiliza) 113.

 

MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

1 Comment

Comments are closed.