

Cuidado acessível: Niterói oferece consultas veterinárias gratuitas para famílias de baixa renda | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
Com o aumento dos custos para manter a saúde de cães e gatos, muitas famílias enfrentam dificuldades para garantir atendimento veterinário a seus animais. Para reduzir esse problema social, a Prefeitura de Niterói lança, nesta sexta-feira (29), um programa que disponibiliza 50 consultas veterinárias gratuitas por meio do aplicativo Colab. A iniciativa é voltada para tutores inscritos na Moeda Social Arariboia e famílias com renda comprovada de até três salários mínimos.
O projeto é fruto de um convênio da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (CEDA) com o Hospital Veterinário da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além das consultas, serão oferecidos exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia e radiografia. Desde fevereiro deste ano, mais de 250 animais já foram atendidos pelo programa.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
“Seguimos com o atendimento em parceria com o Hospital Veterinário, beneficiando aqueles que não têm condições de pagar por consultas e exames para seus animais. Todos os interessados que se enquadrem no perfil devem se inscrever e seguir as orientações, comparecendo no dia e horário marcados. Não percam essa oportunidade!”, afirmou o coordenador da CEDA, Marcelo Pereira.
Como se inscrever para as consultas
Os tutores poderão fazer o pré-agendamento a partir das 10h desta sexta-feira (29) pelo aplicativo Colab ou pelo site niteroi.rj.gov/atendimentopets.
Após a inscrição, será necessário comparecer ao Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), na segunda-feira (1º), no horário marcado, para apresentar a documentação exigida e confirmar a consulta. O CCPAD fica na Travessa Luís de Matos, 105, Fonseca.
Os documentos necessários são:
-
Comprovante de residência em Niterói dos últimos três meses;
-
Carteira de identidade e CPF;
-
Cartão da Moeda Arariboia (quando for o caso);
-
Contracheque ou carteira de trabalho que comprove renda de até três salários mínimos.
Não será necessário levar o animal no momento da entrega da documentação.