Leste FluminenseNiterói

Niterói celebra 451 anos com pioneirismo em ações climáticas

Niterói celebra 451 anos com pioneirismo em ações climáticas

Niterói celebra 451 anos com pioneirismo em ações climáticas | Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói comemora seus 451 anos destacando-se como a primeira cidade do Brasil a criar uma Secretaria do Clima e a investir em estratégias robustas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
“Nosso compromisso com o futuro de Niterói é inegociável. Investir em soluções para enfrentar as mudanças climáticas não é apenas uma necessidade, mas uma obrigação para garantirmos um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações. Com a implementação de estratégias inovadoras, Niterói tem se posicionado como referência na adaptação e mitigação dos impactos das mudanças climáticas, preparando a cidade para os desafios que virão”, destaca o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Com uma estrutura de monitoramento inovadora, o Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil trabalha 24 horas por dia, utilizando 46 pluviômetros automáticos para avaliar as condições meteorológicas. A cidade conta com 37 sirenes de alerta instaladas em 33 comunidades, alcançando cerca de 120 mil pessoas.
Niterói celebra 451 anos com pioneirismo em ações climáticas

Niterói celebra 451 anos com pioneirismo em ações climáticas | Divulgação/Prefeitura de Niterói

Outro destaque é o radar meteorológico, que permite prever tempestades com maior precisão e planejar ações de mitigação de riscos, fortalecendo a segurança da população.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Além disso, Niterói conta com 153 Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) e mais de 3 mil voluntários treinados, que atuam em 54 comunidades. Junto a eles, o NUDEC Queimadas, composto por 700 voluntários em 15 núcleos, está pronto para prevenir e combater incêndios.

Desde 2013, a Prefeitura já investiu cerca de R$ 1 bilhão, com a conclusão de mais de 149 obras de contenção de encostas em toda a cidade. Também foram investidos aproximadamente R$ 500 milhões em obras de macro e microdrenagem, além de pavimentação.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *